13 Dezembro 2018
Festas

T

Em Famalicão, o Natal também é têxtil

O concelho vive e respira com o têxtil e, por isso, também o Natal é têxtil em Famalicão. Assim, a marca Cidade Têxtil está bem visível em toda a simbologia natalícia do município, incluindo as monumentais decorações instaladas em parceria com a Associação Comercial e Industrial. E é também com um Natal forrado a tecido em letras de grande volume que a quadra festiva é assinalada em pontos estratégicos da cidade.

Um Natal decorado com têxtil que corresponde ao objectivo Cidade Têxtil de criar símbolos e marcas no tecido urbano para destacar a força e influência da indústria têxtil na vida e na história do concelho. Desde o papel percursor para o sector de empresas como  a Sampaio & Ferreira, em Riba d’Ave, e a Fábrica do Caiado, em Pedome, ainda no século XIX, ao acolhimento actual de instituições como o CITEVE e o CeNTI, o Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, a A ATP-Associação Têxtil e Vestuário de Portugal ou o Cluster Têxtil .

Quanto à actualidade empresarial no sector, os números falam por si: 813 empresas; 11.093 trabalhadores; 770 milhões de euros em volume de negócios; 236 milhões de euros de valor acrescentado bruto; e 459 milhões de euros em exportações. É, pois, evidente que em Famalicão também o Natal não poe deixar de ser têxtil.

Partilhar