19 agosto 21
Comércio

T

El Corte Inglés cria subsidiária para a logística

O El Corte Inglés dá mais um passo na diversificação do seu negócio: o grupo acaba de criar a Advanced Logistics, onde vai concentrar os seus interesses na área logística, com a qual prestará serviços a terceiros. O grupo dotou a nova empresa com um capital social de 60 mil euros e colocou Óscar Fernández de Llano, diretor financeiro da cadeia, como responsável.

O objetivo é o de canalizar toda a atividade logística do grupo, com serviços dentro e fora de Espanha e a nova divisão terá como base os ativos que a empresa foi criando para dar resposta às suas áreas comerciais.

O novo plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos visa acelerar a digitalização do grupo, comercializando ou procurando novas utilizações para os seus centros e diversificando o seu negócio com novas subsidiárias para além da atividade comercial. Em termos do balanço, a perspetiva e duplicar o lucro operacional bruto (EBITDA), reduzindo a dívida em 60% e aumentando o peso das vendas online para 30% em cinco anos.

Neste contexto, o El Corte Inglés pretende aproveitar a capilaridade da sua infraestrutura atual, colocando-a ao serviço de terceiros para assim se tornar num operador logístico.

O grupo encerrou o exercício de 2020 com perdas de quase três mil milhões de euros devido às provisões efetuadas no ano da pandemia. A empresa registou um volume de negócios consolidado de 10.432 milhões de euros, menos 31,6% face aos 15.260 milhões de euros de 2019.

Partilhar