Ana Rodrigues
Entre marcas próprias e externas, o El Corte Inglés tem à venda mais de 120 mil produtos considerados sustentáveis. Este número representa um aumento de 9% da oferta comercial sustentável em relação ao ano transato e demonstra que o grupo de origem espanhola aderiu ao paradigma da sustentabilidade e da circularidade.
O objetivo da empresa passa, agora, por aumentar, pelo menos, 5% dessa oferta por ano até 2025. Assim, foi desenvolvido um guia pela área de Sustentabilidade em colaboração com as áreas de compras e sourcing e entidades externas especializadas e, como afirmado em comunicado, “os atributos de sustentabilidade aceites pelo El Corte Inglés constam do Guia de Produtos Sustentáveis para compradores e fornecedores”.
Para que um produto seja considerado sustentável tem que possuir pelo menos um dos dez atributos considerados pela empresa, como são exemplo o Better Cotton Initiative, o produto conter poliéster reciclado ou etiqueta que indique manufatura em Espanha ou Portugal.
Recorde-se que a marca espanhola tem vindo a promover uma série de iniciativas no âmbito da sustentabilidade. Recentemente, organizou um concurso interno de moda sustentável que teve por função sensibilizar os seus colaboradores das lojas de Lisboa e Vila Nova de Gaia para novas formas de produção e compras de moda mais sustentáveis. As peças a concurso deveriam ser criadas a partir da reutilização de outras peças/acessórios, ou do aproveitamento de materiais, devendo ser produzidas a custo zero.