19 abril 22
Comércio

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El Corte Inglés aproxima-se do modelo de centro comercial

O El Corte Inglés continua à procura de novas fórmulas que lhe permitam tirar mais partido das suas lojas e decidiu lançar um plano de transformação dos estabelecimentos nos complexos Xanadú em Madrid e Marineda City na Corunha, aproximando-os do conceito clássico de centro comercial.

Desta forma, vários pisos de cada uma daquelas lojas podem passar a funcionar como centros comerciais, um formato de funcionamento completamente diferente do que o El Corte Inglés tem utilizado até agora. Aliás, refere a imprensa espanhola, o grupo já está a comercializar estas novas instalações através da divisão do El Corte Inglés Real Estate e não da divisão de retalho.

No total, os dois centros envolvem a eventual criação de 42 espaços comerciais que se tornariam uma extensão do comércio local. A meta provisória é que o projeto na Corunha abra em 2023 e o de Madrid em 2024.

Neste último caso, a intenção do El Corte Inglés é manter o Hipercor e a oferta de eletrónica e cosméticos no piso de entrada e transformar completamente os dois pisos superiores, com 30 novas instalações e mais quase 20 mil m2 de área bruta locável.

Na cidade de Marineda também serão mantidos o Hipercor e as áreas de eletrónica, cosméticos e eletrodomésticos, enquanto que no primeiro andar será criará uma extensão do complexo comercial, com doze novas lojas e áreas comuns.

Nos últimos anos, o grupo tem explorado outras formas de aproveitar os seus ativos imobiliários, transformando alguns em outlets ou centros logísticos.

Além da mudança de conceito operacional, o grupo também dá continuidade ao seu plano de desinvestimentos: colocou à venda duas instalações na Puerta del Sol, em Madrid, por até 200 milhões de euros, no âmbito do plano de venda de ativos imobiliários no valor de três mil milhões de euros.

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