24 outubro 22
Economia

T

Economia chinesa supera expectativas e cresce 3,9%

Depois de registar um crescimento de 0,4% no segundo trimestre deste ano, o PIB da China superou as expectativas e, em plena organização do 20º Congresso do PC Chinês, apresentou um crescimento homólogo de 3,9% no terceiro trimestre.

Este crescimento está acima das expectativas, que estimavam uma alta de 3,3% no período em análise, e aproximam-se dos resultados do primeiro trimestre, quando a economia da China apresentou um crescimento de 4,8% face aos três primeiros meses de 2021.

Segundo o gabinete de análise estatística do governo chinês, de janeiro a setembro deste ano, o sector primário cresceu 4,2%, a indústria aumentou 3,9% e o sector de serviços expandiu 2,3%. Por outro lado, o valor do comércio entre a China e o resto do mundo aumentou 8,3% em setembro – com as exportações a aumentarem 10,7% e as importações a crescerem 5,2%. Este indicador continua em crescimento: com o acrescento de outubro, as exportações chinesas já atingiram um crescimento de 9,9% face ao ano anterior.

Em setembro, o Índice de Preços ao Consumidor da China (CPI) ficou em 2,8%, o maior aumento desde abril de 2020 – marcado pelo aumento do preço dos alimentos, que subiu 8,8% em termos homólogos. Desta forma, nos primeiros nove meses do ano, a taxa de inflação aumentou em média 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Partilhar