14 junho 22
Feiras

Jorge Fiel

Duas avaliações sobre a Heimtextil de verão

O significativo emagrecimento da participação portuguesa na Heimtextil Summer Special (21 a 24 junho, Messe Frankfurt) denuncia a existência de duas diferentes avaliações sobre a importância desta feira intercalar, que o Covid 19 desalojou do seu calendário habitual (janeiro) atirando-a para o nascer do verão.

Na edição 2020 (a última antes da pandemia) da maior feira mundial de têxteis-lar, a embaixada portuguesa apresentou-se com 77 stands. Na próxima edição especial essa participação cai drasticamente para cerca de 1/3 – 25 stands.

Olhando para a lista das empresas portuguesas que vão expor os seus produtos na Heimtextil Summer Special salta aos olhos a ausência de alguns dos pesos pesados, como a Lameirinho ou a Adalberto, que contrasta com a aposta de outros peixes graúdos do nosso têxtil lar, como a Lasa, Mundotêxtil ou Penedo (só para citar três exemplos), que mais uma vez marcam presença em Frankfurt dizer presente.

Sendo consensual que, para o calendário da fileira de têxteis-lar, o mês de junho é demasiado tarde para uma feira, estas ausências e presenças indiciam duas diferentes visões e expectativas relativamente a este certame.

Os que vão primar pela ausência argumentam que não vale a pena investir num stand quando já têm toda a sua capacidade produtiva comprometida, as tendências para a temporada foram divulgadas em agosto do ano passado e estão em produção – e nem como exercício de relações públicas e networking compensaria visto que os seus clientes não planeiam visitar a feira.

Já os mais fiéis, que mais uma vez dizem presente, esperam encontrar novos clientes e novas oportunidades de negócio para o futuro – e, ainda, tentar tirar partido das sinergias criadas pelo facto da Heimtextil decorrer em simultâneo com a Techtextil/Texprocess no recinto da Messe Frankfurt.

Na verdade, bem vistas as coisas, não é impossível que ambas as partes tenham razão…

A participação das empresas portuguesas PME na Heimtextil é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

A embaixada portuguesa na Heimtextil Summer Special:

Ocitrex-Têxtil Ocidente

Torres Novas

Foot by Foot

Pereira & Freitas

Textiles Selection-J.Mendes

Polopiqué

Newplaids

Ferreira & Filhos

Tela’s Design

Têxteis Colmaco

Marizé

Miguel Antunes Fernandes (Lasa)

João & Feliciano

Mário & António

Crispim Abreu

Aclimpex

António Pereira

B.Sousa Dias

Têxteis Penedo

Mundotêxtil

Miguel Muns Py

Fundamentos

Monteiro Ribas

Elastron

Selectiva Moda

Partilhar