06 maio 19
Inditex

T

Dividendos davam para Ortega comprar 17 Airbus 320neo

Os 1,6 mil milhões de euros de dividendos que Amancio Ortega vai receber este ano, dariam para o fundador da Inditex comprar uma frota de 17 aviões A320neo – a atual coqueluche da Airbus – e ainda lhe sobravam trocos suficientes para adquirir o passe de Cristiano Ronaldo à Juventus.

De acordo com o jornal espanhol Cinco Dias,  empresário galego vai receber 813,1 milhões de euros correspondentes à primeira distribuição de dividendos aos acionistas da Inditex neste ano. No total, o dono da Zara vai receber 1.626,2 milhões de euros em remunerações pagas aos acionistas pela empresa, cerca de 240 milhões de euros a mais face ao ano passado.

O valor que Amancio Ortega vai encaixar este ano inclui o dividendo ordinário e o dividendo extraordinário de um euro por ação a distribuir em três anos que a retalhista de vestuário vai propor distribuir na assembleia de acionistas. Ortega tem uma participação próxima dos 60% na Inditex.

No total, a Inditex vai remunerar os acionistas em 2.742 milhões de euros este ano, um valor que fica acima dos 2.335 milhões de euros pagos no ano passado. Amancio Ortega fundou a Zara em 1975 na Corunha (Espanha).

Cotada em bolsa desde o início da década de 2000, a Inditex é um dos maiores grupos mundiais do setor têxtil e assegura a posse de algumas das marcas mais prestigiadas do planeta. A Zara é considerada em várias listagens como a marca mais valiosa do mundo.

Ortega deixou a presidência executiva do grupo em 2011 e passou o comando para Pablo Isla, que ocupa ainda o cargo e que vem sendo considerado um dos melhores gestores de Espanha e do mundo pelas consultoras internacionais que costumam fazer a análise anula dos níveis de gestão dos principais grupos empresariais do mundo. O empresário tem ainda vários investimentos pessoais, nomeadamente na área do imobiliário, tanto em Espanha como em outros países.

Partilhar