01 julho 22
Moda

Bebiana Rocha

David Catalán, Estelita e Huarte destacados pela PFW

A página oficial da Paris Fashion Week destacou por estes dias as coleções primavera-verão 2023 de três designers portugueses. David Catalán, Estelita Mendonça e Huarte figuraram entre os nomes de designers internacionais que explicaram as suas criações para esta estação, num artigo que está disponível para leitura online.

“Nove designers incluídos no Tranoi, no Palais de Toyko, respondem à pergunta fundamental, inevitável e mais óbvia de todas: conte-nos sobre o conceito que explorou esta temporada”, pode ler-se na introdução.

David Catalán inspirou-se em cenários de dança dos anos 60/70 nos bairros de Harlem e Brooklyn, em Nova Iorque. “No rescaldo da luta pelos direitos civis, as comunidades reuniam-se em centros culturais onde músicos, designers, fotógrafos e outros artistas trouxeram a cultura afro-americana para o mainstream”, explica o criativo.

Já Estelita Mendonça explorou na sua coleção a ideia de movimento, das mudanças trazidas pela pandemia e as transformações que ocorrem ao longo do tempo. “Procuramos interpretar esta ideia através da sobreposição de diferentes materiais e cores, expondo costuras e acabamentos quase como se a peça ainda continua-se em transformação”, conta à Paris Fashion Week.

A coleção ‘Destination Unkonwn’ de Huarte celebra, por sua vez, a liberdade e explora a sensação de chegar a um aeroporto sem destino. Os jeans e as peças unissexo, que fazem parte do ADN da marca, voltam a estar presentes: “é um guarda roupa masculino tradicional que pode ser desconstruído”, sendo também composto por peças utilitárias, afirma o designer.

Recorde-se que o Portugal Fashion assinou recentemente um protocolo com a Tranoi para promover a moda nacional: “o protocolo tem efeitos a partir da próxima edição da Tranoi Homme, que decorrerá entre 23 a 26 de junho no Palácio de Tokyo e durará até à Tranoi Femme, em setembro de 2023”, avançava o comunicado divulgado no inicio do mês de junho.

Partilhar