04 fevereiro 21
Inovação

T

COTEC cria rating para avaliar inovação nas empresas

A COTEC, associação empresarial para a inovação liderada por Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, vai lançar um rating para avaliar a inovação das empresas e medir a sua tradução em crescimento e rentabilidade, a que chamou ‘Estatuto Inovadora’. O rating pretende ser uma fonte segura de informação, o que permitirá uma avaliação do risco de crédito mais assertiva.

O estatuto tem por base métricas utilizadas pelas instituições financeiras para avaliar a robustez da tesouraria e a capacidade de gestão das empresas, entre os quais volume de negócios, VAB ou exportações, e referenciais de inovação, como a intensidade de investigação e desenvolvimento (I&D) e a exposição à propriedade intelectual.

Além disso, o novo instrumento pretende conferir reconhecimento no mercado às empresas inovadoras e à qualidade da sua gestão, permitindo ao ‘outro lado’, o sector financeiro, distinguir melhor o risco das empresas, que se poderá traduzir em melhores condições de acesso ao crédito.

“As inovadoras COTEC são empresas que pela aplicação de competências e recursos aos processos de inovação atingem um compromisso superior entre o risco, o crescimento, a rentabilidade e a sustentabilidade”, afirmou Isabel Furtado, citada em comunicado.

O rating resulta de uma parceria com o BPI, Banco Português de Fomento, Bankinter, Caixa Geral de Depósitos, European Investment Bank, Millennium BCP, Santander Totta, Instituto Nacional da Propriedade Industrial e Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

Partilhar