15 setembro 22
Formação

Bebiana Rocha

Coordenados PFN mostram criatividade dos jovens designers

A par do papel de divulgador da fileira têxtil nacional, o MODTISSIMO é também um bom palco para apresentar jovens criadores e promover a atividade das escolas de moda. As criações do concurso Novos Criadores Portuguese Fashion News foram demoradamente observadas por muitos curiosos.

Ao todo foram 19 os coordenados em exposição junto às Modtissimo Talks, em representação de escolas de Norte a Sul do País. Escola Artística Soares dos Reis, Escola de Moda do Porto, Escola Profissional Cenatex, Escola de Tecnologias Inovação e Criação, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, IADE, Lisbon School of Design, Modatex Lisboa, Modatex Porto, UBI, Universidade Lusófona e Universidade do Minho são a lista de instituições de ensino representadas.

“A apresentação dos coordenados ao júri só acontece em novembro, aqui temos todos os trabalhos a concurso, sem limite de idades”, esclareceu Rita Bonaparte, coordenadora do concurso.

Com o tema ‘Art Authority’ os coordenados exploram ao máximo a criatividade dos alunos. “Cada coordenado é uma forma de arte, alguns incorporam intervenções artesanais, outros apliques, todos muito criativos à sua maneira”, acrescentou Rita Bonaparte, lembrando ainda que todos os tecidos são cedidos por empresas.

A. Têxtil Serzedelo, A.Sampaio & Filhos, Albano Morgado, Bloomati, João Pereira Guimarães, Joaps, Lemar, LMA, MMRA, Paulo de Oliveira, Penteadora, San Martin, Somelos, Tessimax, Tintex, Troficolor, Modelmalhas e Vilarinho são as empresas que têm os seus tecidos representados, sendo alguns deles com composição sustentável. “Os trabalhos da primeira edição do concurso estarão em exposição na feira de São Mateus”, concluiu Rita Bonaparte.

Partilhar