03 novembro 22
Arte Têxtil

Bebiana Rocha

Contextile prestou homenagem a artistas têxteis

A Contextile, Bienal de Arte Têxtil Contemporânea que comemora dez anos de existência, prestou na passada semana tributo às artistas têxteis Gisella Santi e Margarida Reis, através de uma exposição que teve lugar no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, juntamente com mais oito artistas de renome. ‘Terra adormecida’, ‘Despertar’ e ‘Bela’ foram as obras patentes de Margarida Reis. Já Gisella Santi esteve representada com os trabalhos ‘Ídolos de Alá’, ‘Cascata’ e ‘Uns e outros’.

“Gisella Santi teve um importante papel no restauro de têxteis antigos, enquanto Margarida Reis foi percursora de uma nova linguagem que desafiou certas regras de áreas da tapeçaria e tecelagem”, apresenta a organização em comunicado.

A par de exposições, a Bienal de Arte Têxtil preparou também um conjunto de talks, nomeadamente sobre o “Futuro do ensino na arte Têxtil”.  Ao longo de dois dias (14 e 15 de outubro) artistas, especialistas, escolas e academias dos EUA, Gana, Lituânia, Suécia, Polónia e Portugal partilharam práticas pedagógicas e refletiram sobre novas metodologias para o futuro da cultura e arte têxtil.

Partilhar