07 julho 23
Indústria

Ana Rodrigues

Fafe recebe exposição inserida nas iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’

O Arquivo Municipal de Fafe vai receber a partir desta sexta-feira, dia 7 de julho, uma exposição têxtil designada ‘LãnoLinho’, que se insere nas iniciativas ‘Experimentar o Têxtil’ realizadas na bienal Contextile. Esta é uma exibição que resulta das residências artísticas de duas artistas.

A exposição foi desenvolvida pelas artistas Cindy Steiler e Mónica Faria, que estiveram a fazer residência no território de Fafe e, tal como outras iniciativas inseridas na bienal, tem o propósito de ligar as diversas realidades do têxtil entre si e ligar os públicos e as comunidades aos processos de criação em torno do têxtil.

“Com esta exposição pretendemos conhecer o passado, celebrar o presente com os olhos postos no futuro do experimentar o têxtil em Fafe, através do linho e da lã, dois materiais que desapareceram totalmente do nosso quotidiano… Que privilégio é fazer parte deste resgate histórico e simbólico de repasse de conhecimento que acontece em comunidade, entre mulheres que ensinando aprendem e aprendendo ensinam”, afirmaram as artistas ao Correio do Minho.

No quadro desta dinâmica, vai também realizar-se um workshop de tecelagem, pela artista Mónica Faria, tendo como objetivo a transmissão do saber fazer na tecelagem e tapeçarias, de forma simples. O workshop de tecelagem decorrerá no próximo sábado, dia 8 de julho, no Arquivo Municipal.

Partilhar