07 Fevereiro 22
Feiras

Cláudia Azevedo Lopes

Contactos encheram a bagagem no último dia da Momad

Foi com a bagagem cheia de contactos e com um otimismo renovado de que 2022 vai ser de vez o ano da retoma para o sector têxtil, que os numerosos expositores portugueses saíram de mais uma edição da Momad, a feira de moda de Madrid que ontem encerrou as suas portas. Os negócios regressam assim em alta da capital espanhola.

Uma autêntica loucura foi o que se viveu no stand da Locoluxo durante os três dias de certame, com o espaço constantemente a abarrotar de clientes. “Vínhamos com essa expectativa, já estávamos à espera”, revela Manuel Reis, o CEO da empresa, que atribui o sucesso à coleção que apresentaram na Momad, mais vasta e com uma maior variedade de produtos. “E com ela esperamos crescer cerca de 15% este ano”, revela.

Com um stand igualmente a rebentar pelas costuras durante grande parte da feira, Marcial Félix, diretor comercial da marca Christina Félix, revelou ter ficado muito surpreendido pela positiva. Os clientes aderiram muito bem à nossa coleção, gostaram muito”, revela o diretor comercial, que diz apenas ter sentido falta de mais clientes internacionais. “Atendemos sobretudo espanhóis e portugueses”. No entanto, nada que tire o sono ao empresário, tendo em conta que 60% do volume de negócios da empresa está entregue ao mercado espanhol, o principal mercado para a marca, o que torna a presença na Momad imperativa para a Christina Félix. “Vimos a esta feira desde 2004 e é uma feira que nunca falha!”, completa satisfeito.

Carolina Costa, gerente da La Mamounia, considera inclusive que esta edição da Momad registou um movimento superior ao período pré-pandemia, o que trouxe ao stand um grande número de visitantes, contactos que na opinião da gerente têm grande possibilidade de se efetivarem em vendas. Maioritariamente clientes espanhóis, um mercado onde a La Mamounia já se encontra implantada e que representa entre 20 a 30% da faturação da marca.

Com o mercado espanhol a representar cerca de 60% das exportações da Cotton Brothers, para Odete Santos, a manager da empresa, não marcar presença na feira espanhola estava simplesmente fora de questão. “Anda muita gente a ver, a tentar conhecer as marcas, e esse é também parte do nosso trabalho aqui: marcar presença e dar-nos a conhecer”, explica a manager. A marca, que para além de Portugal, está ainda presente nos mercados francês, irlandês, inglês e dos Estados Unidos da América, conseguiu angariar alguns clientes novos, na sua totalidade espanhóis, o que pode ajudar a Cotton Brother a consolidar a sua presença em Espanha.

Foi também para se dar a conhecer ao mercado espanhol que a Capsula Organic Brand, a marca de moda sustentável nascida em 2020, viajou até Madrid, com o objetivo de dar início ao seu plano de internacionalização. “Queremos começar a internacionalizar a marca e o nosso primeiro target é o mercado espanhol. Por isso estamos cá à procura de um pouco de tudo: clientes, agentes, revendedores e até de uma agência, porque queríamos trabalhar o mercado das influencers espanholas”, revela Mariana Pinto de Sousa, que fundou a marca juntamente com Sandra Esteves Marcos. “E estamos satisfeitas porque temos recebido visitas essencialmente de clientes espanhóis, principalmente os das ilhas baleares, que estão a gostar muito da nossa coleção porque tem uma vibe muito de praia”, revela.

Também satisfeito e surpreso com o fluxo de pessoas e movimento registado na feira, Cândido Correia, CEO da Givec, recebeu maioritariamente visitantes espanhóis, tanto clientes já antigos como também alguns novos. “Nota-se que andam muitos clientes à procura de marcas novas”, revela o empresário, para quem o mercado espanhol representa cerca de 30% da faturação da empresa. Alemanha, França, Suíça, Bélgica, Holanda e Itália são os outros mercados onde a Givec já se encontra presente. Satisfeitos com a presença na feira, à qual dizem não poder faltar, a Givec ambiciona para 2022 conseguir chegar aos níveis de 2019, antes da pandemia ter posto em pausa o crescimento da empresa.

A participação das empresas portuguesas PME na Momad é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Gif Momad fev22

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