07 Fevereiro 20
Moda

T

Concurso Bordados de Castelo Branco já tem finalistas

Já são conhecidos os oito finalistas da edição de 2020 do concurso de design “O Bordado de Castelo Branco e a Moda”. Reunido esta quinta-feira, o júri do evento analisou as 22 propostas enviadas por estudantes de moda e recém-diplomados e elegeu os projectos que seguem agora para a fase final. Mais variedade e candidaturas recebidas de vários pontos do país são as notas dominantes no concurso deste ano.

No “Vestuário” passaram à final os projectos de Inês Santos, Paula Branco, Sara Figueiredo e Vânia Barros, enquanto na categoria “Calçado e Acessórios” a preferência do júri recaiu sobre as candidaturas de Carlota Magalhães, de João Barata, da dupla Maria Seco e Mariana Alves e de Vânia Barros – esta última uma verdadeira totalista no concurso, já que marca presença na final das duas categorias, depois de no ano passado ter conquistado os dois primeiros lugares.

Os oito finalistas têm agora até 18 de março para entregar os materiais das peças, que serão depois ultimadas com a ajuda profissional das bordadoras do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco. As peças serão reavaliadas pelo júri e os projectos vencedores – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria – são apresentados ao público, em desfile final, na Fábrica da Criatividade, em junho, sem data ainda definida.

Um interesse crescente por parte de escolas de moda e designers profissionais marca desde já o concurso deste ano. “Em 2019 recebemos 15 candidaturas e agora foram 22, e para além disso recebemos muitas dúvidas e manifestações de interesse. Nota-se uma maior diversidade em termos de concorrentes, cada vez mais dispersos, um pouco de todo o país e de várias escolas”, explica Alexandra Cruchinho, coordenadora do concurso que é organizado anualmente pela Câmara de Castelo Branco para promover a utilização do icónico bordado local.

A estética do desenho, a criatividade do projecto e a capacidade de reinterpretar o bordado de Castelo Branco foram alguns dos critérios mais preponderantes na escolha dos finalistas. Manuel Serrão (Selectiva Moda), Teresa Magalhães (ADRACES), Teresa Antunes (Município de Castelo Branco), António Gonçalves (T Jornal), Sofia Ribeiro (em representação de Mónica Neto da ANJE/Portugal Fashion), o designer Júlio Torcado e a bordadora Lurdes Baptista compuseram o júri que avaliou todas as propostas através de um processo de “prova cega” – análise dos desenhos, conceitos e inspirações, sem conhecerem a autoria dos projectos.

 

Finalistas 2020 do “Bordado de Castelo Branco e a Moda”

Vestuário:

Inês Ferreira Santos

Paula Fonseca Branco

Sara Iglésias Figueiredo

Vânia Barros

 

Calçado e Acessórios:

Carlota Margarida Santos Nunes Portas de Magalhães

João Alberto Batista Barata

Maria Zaira dos Santos Seco e Mariana Peixote Alves

Vânia Barros

 

 

Partilhar