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O Tokyo Metropolitan Industrial Trade Center é mais uma vez o palco escolhido para a realização, entre os dias 15 e 17 deste mês de março, da JITAC, que é em definitivo a mais importante feira de entrada no mercado nipónico para as empresas têxteis e do vestuário da Europa. Albano Morgado, Fitecom, Lemar, Otojal, RDD Textiles e Troficolor marcarão presença na capital do Japão, às quais se juntam a Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos e Tessimax.
Com o mercado nipónico a demorar mais tempo que o europeu ou o dos Estados Unidos a reabrir as portas depois da pandemia – muito à custa do que sucedeu depois dos Jogos Olímpicos de 2020 – esta é mais uma oportunidade para regressar em força àquele importante mercado. Há precisamente um ano, os japoneses testavam, com a JITAC, a possibilidade de reabrir o país às empresas europeias.
Esta é, por isso, uma edição de consolidação e a presença das empresas portuguesas dá-se precisamente nessa perspetiva. O histórico das edições anteriores não deixa margem para dúvidas: o Japão é um mercado ao mesmo tempo sofisticado – que aprecia soluções inovadoras, inesperadas e de alto nível – e já alinhado com as propostas que apostam na sustentabilidade.
Considerada uma feira “fundamental para definir tendências para o mercado japonês”, como a define Sofia Botelho, diretora executiva da ATP, a presença das empresas portuguesas é tradicionalmente coroada de êxito – como se constata pelo facto de 50% das presenças serem uma repetição do ano passado.
A participação das PME portuguesas na Jitac, é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas na área do sector têxtil. Estas feiras estão incluídas no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.