13 março 23
Feiras

T

Comitiva portuguesa de volta à JITAC para conquistar o mercado japonês

O Tokyo Metropolitan Industrial Trade Center é mais uma vez o palco escolhido para a realização, entre os dias 15 e 17 deste mês de março, da JITAC, que é em definitivo a mais importante feira de entrada no mercado nipónico para as empresas têxteis e do vestuário da Europa. Albano Morgado, Fitecom, Lemar, Otojal, RDD Textiles e Troficolor marcarão presença na capital do Japão, às quais se juntam a Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos e Tessimax.

Com o mercado nipónico a demorar mais tempo que o europeu ou o dos Estados Unidos a reabrir as portas depois da pandemia – muito à custa do que sucedeu depois dos Jogos Olímpicos de 2020 – esta é mais uma oportunidade para regressar em força àquele importante mercado. Há precisamente um ano, os japoneses testavam, com a JITAC, a possibilidade de reabrir o país às empresas europeias.

Esta é, por isso, uma edição de consolidação e a presença das empresas portuguesas dá-se precisamente nessa perspetiva. O histórico das edições anteriores não deixa margem para dúvidas: o Japão é um mercado ao mesmo tempo sofisticado – que aprecia soluções inovadoras, inesperadas e de alto nível – e já alinhado com as propostas que apostam na sustentabilidade.

Considerada uma feira “fundamental para definir tendências para o mercado japonês”, como a define Sofia Botelho, diretora executiva da ATP, a presença das empresas portuguesas é tradicionalmente coroada de êxito – como se constata pelo facto de 50% das presenças serem uma repetição do ano passado.

A participação das PME portuguesas na Jitac, é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas na área do sector têxtil. Estas feiras estão incluídas no projeto ‘From Portugal’, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar