20 fevereiro 20
Emprego

T

Comissão Europeia marca presença no MODtissimo

A campanha ‘Open your mind’, promovida pela Comissão Europeia através da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs), está presente no MODtissimo. O projeto visa atrair jovens com menos de 30 anos para setores estratégicos para a economia, como é o caso do têxtil.

A presença no MODtissimo, em parceria com o Modatex,  “marca o primeiro de três encontros entre alunos e empresas agendados no plano de atividades da campanha. O certame é também um ponto de encontro entre jovens e potenciais empregadores sobretudo na área da Industria Têxtil e Vestuário (ITV)”, refere a Comissão em comunicado oficial.

A campanha tem como principal objetivo “desconstruir preconceitos associados a profissões com grande tradição na Europa e, em simultâneo, incentivar os jovens a percecionar de forma promissora as oportunidades de trabalho em setores com grande peso na economia portuguesa. A captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação e as tecnologias digitais são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias”.

Estão ainda planeadas jornadas abertas em empresas e visitas a escolas especializadas nas áreas do têxtil e do calçado, iniciativas que deverão acontecer até julho de 2020. Para além de Portugal, a campanha está a ser implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.

No caso português, o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), Mário Jorge Machado – que também tem assento na federação europeia do setor – tem sido um dos mais destacados apoiantes do projeto, num quadro em que o setor tem absoluta necessidade de novos quadros que venham renovar a estrutura dos colaboradores do setor.

O projeto pretende estabelecer uma nova cooperação estratégica entre os parceiros-chave (empresas, sindicatos, instituições de investigação educação e formação e entidades públicas) e estimular ações concretas para minimizar a falta de recursos humanos nestes setores.

Partilhar