10 maio 21
Comércio

T

Comércio de moda recupera em fevereiro na Europa

No conjunto da União Europeia, as vendas nas lojas especializadas em têxteis, vestuário e calçado aumentam 12,9% em fevereiro face ao mês anterior, de acordo com dados da agência de estatística europeia Eurostat – que isolam Portugal como uma das três exceções no conjunto dos 27. Os dados já excluem o Reino Unido, o que beneficia a comparação homóloga, uma vez que o comércio naquele país foi o que mais demorou a reabrir no início deste ano.

Segundo o Eurostat, este é o quarto aumento mensal registado pelo setor desde que o comércio não essencial foi fechado na Europa em março de 2020 para conter a propagação da pandemia de Covid-19.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos anuais no volume total do comércio a retalho foram registados na Eslovénia, com 24%, e na Dinamarca, que cresceu 22%. Hungria, Portugal e Malta lideraram as quedas, embora de forma moderadas de menos 2,1%, 1,1% e 0,1%, respetivamente.

Em termos mensais, os maiores crescimentos foram registados na Dinamarca (22,5%), Holanda (8,4%), Alemanha e Lituânia (ambos com 7,7%), enquanto as maiores quedas foram sentidas na Croácia, Polónia e Áustria.

Partilhar