23 abril 21
Inovação

T

Chineses exultam com apresentação de ecrã têxtil

Um tecido com propriedades luminescentes e condutoras e que pode funcionar como um ecrã têxtil está a ser desenvolvido por investigadores chineses, que rejubilam com os resultados. Eletrónico e inteligente, o tecido é flexível, respirável e capaz de suportar múltiplas lavagens, o que permite grande aplicabilidade prática.

A novidade foi anunciada na revista Nature, indicando tratar-se de uma investigação da Universidade de Fudan, em Shanghai. Ao integrar fibras iluminadoras, condutoras e têxteis flexíveis, a equipa de cientistas chineses desenvolveu um sistema de tecido funcional que funciona como um ecrã têxtil.

Segundo a Nature, foi apresentado um pedaço de tecido com 6 metros de comprimento e 25 cm de largura. É respirável, suporta repetidas lavagem de máquina, incorpora 500 mil unidades electroluminescentes e pode responder aos requisitos de resolução de algumas aplicações práticas, segundo informou Peng Huisheng, professor da universidade.

É com base em têxteis flexíveis que os investigadores desenvolveram um sistema integrado com funções como display, sensores e capacidade de armazenamento de energia. Ou seja, um tecido que pode transmitir imagens com informação e que pode receber energia, sendo, por isso recarregável.

No fundo, as roupas vão poder funcionar como um ecrã de telemóvel e receber múltiplas informações e imagina-se o que isso pode representar em áreas como, por exemplo, a da saúde e segurança, entre muitas outras.

Partilhar