24 fevereiro 21
Moda

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CEO da Zippy assume gestão ibérica da moda infantil

Depois de ter encontrado uma nova CEO para a Salsa, o grupo Sonae continua a mexer nos gestores de topo da sua área de moda: a Losan, cadeia de moda infantil presente em mais de quatro mil pontos de venda multicanal, vai passar a ser gerida por Joana Ribeiro da Silva, CEO da Zippy. A Sonae Fashion coloca assim toda a área de moda infantil debaixo da alçada da mesma gestora.

Até agora, a Losan era gerida de forma independente a partir de Espanha, mas o seu responsável, Vittorio Verdunu, acaba de deixar a empresa. A Losan manterá uma pequena estrutura de backoffice e uma equipa comercial no mercado espanhol, segundo refere a imprensa do país, mas a sua gestão passa a obedecer a uma lógica ibérica.

Em 2019, a Sonae tinha transferido a logística da Losan da região de Caspe (Saragoça) para a Azambuja – tendo na altura apresentado um plano de Regulação do Trabalho (ERE, semelhante ao lay off português) para 62 colaboradores – como forma de reduzir custos operativos.

A Losan surgiu em Madrid em 1985. Em 1990 lançou a sua primeira coleção masculina e oito anos depois chegou à moda infaltil; só em 2000 acrescentaria a moda para mulher, mas a empresa acabou por ter nos segmentos infantil e juvenil as suas áreas de negócio mais importantes.

Em 2015, a  Sonae assumiu o controlo da empresa com o objetivo de ganhar peso no sector da moda infantil e reforçar a internacionalização da sua divisão de moda, então composta pela MO, Deeply (ambas com presença apenas em Portugal), Sport Zone e Zippy.

A Losan fechou o exercício de 2019 com um volume de negócios de 59,3 milhões de euros, um resultado operacional negativo de 5,5 milhões em 2019 (que compara com os valor igualmente negativo de 1,3 milhões em 2018) e um prejuízo de 4,6 milhões de euros mais 64% que no ano anterior.

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