22 setembro 2022
Empresas

T

Casa da Malha junta-se à Smartex e elimina desperdícios

Em cinco meses, o sistema Smartex permitiu à Casa da Malha poupanças significativas, tanto em custos e desperdícios de fabrico como ambientais. Após um projeto piloto, a fabricante de malhas de Perelhal anuncia uma parceria definitiva com a tecnológica focada na eficiência no fabrico têxtil.

Entre os dias um de abril e um de setembro a Casa da Malha poupou 1.858kg de matéria-prima, 208.170 litros de água, 16.728 kWh de energia elétrica e 4.165kg de Co2. A contabilidade é apresentada no comunicado em que as duas empresas anunciam “uma nova parceria que exemplifica como a Casa da Malha investe em tecnologia de ponta, na sofisticação de processos e sempre a melhorar a qualidade de produção”.

Segundo o responsável pela fábrica de Barcelos, Carlos Dias, o sistema “evitou grandes perdas na nossa cadeia produtiva, pelo que, obviamente, pretendemos dar continuidade a esta promissora parceria e abranger todo o nosso sistema produtivo”. Pelo lado da Smartex, o CEO Gilberto Loureiro manifesta a satisfação “por termos concluído um piloto de sucesso e agora estarmos a trabalhar ao lado da Casa da Malha, a abrir um precedente cá em Portugal e na Europa de uma fábrica super moderna e eficiente”.

O objectivo da Smartex é ajudar a indústria têxtil a tornar-se mais sustentável recorrendo à Inteligência Artificial para eliminar por completo as produções com defeitos. Através de sensores, câmaras e acelerómetros que, com sistemas de visão computacional e de inteligência artificial, podem detetar defeitos nos tecidos logo a partir da tecelagem.

Focada em criar valor através da inovação e desenvolvimento de malhas técnicas, funcionais, confortáveis e de elevado fator diferenciado, a Casa da Malha é uma empresa que aposta na eficiência e tecnologia de ponta. “Com uma zona de produção ampla com teares circulares de última geração, eletrónicos e mecânicos, capazes de transformar vários tipos de fibras (naturais e sintéticas) em diferentes estruturas de malha como jersey, piqué, felpa, interlock, rib, favo, entre outras”, como se apresenta.

O sistema da Smartex que elimina o desperdício na origem do processo de fabricação têxtil foi já adotado por tricotagens de países como Itália, Turquia, Paquistão e Uzbequistão. Em Portugal, a Casa da Malha junta-se agora a fabricantes como Impetus, Tintex e Familitex, que utilizam já a plataforma Smartex.

Partilhar