20 julho 21
Acessórios

T

Carlos Gil leva cobertor de papa à Expo Dubai

Convidado para estar presente no pavilhão de Portugal na Expo Dubai o designer Carlos Gil revelou que vai apostar nos seus novos acessórios com aplicações de cobertor de papa. Malas, almofadas e puffs gigantes vão acompanhar o criativo até à exposição mundial.

“Considero que é um produto que tem viabilidade e potencialidade” para ser mostrado, não só porque neste momento se fala na sustentabilidade e este é um produto natural, mas também pela questão da riqueza cultural a ele associado, afirmou Carlos Gil na mesa redonda promovida pelo município da Guarda.

Também Manuel Serrão, diretor-geral da Associação Selectiva Moda, salientou que “toda a história que se pode contar a propósito do cobertor de papa encaixa nas atuais tendências da moda internacional – produtos autênticos, sustentáveis e diferentes”.

O cobertor de papa é feito com lã de ovelhas churras mondegueiras, uma espécie em vias de extinção, uma vez que a lã é preterida pela indústria por ser mais grossa.  Atualmente, apenas quatro pessoas dão forma a estes cobertores, realidade que a Câmara Municipal de Guarda pretende reverter.

A SIC acompanhou a mesa redonda e passou uma reportagem dedicada à tradição do cobertor de papa, que pode ver na integra aqui.

Partilhar