29 Abril 21
Moda

T

Lusófona prepara livros sobre moda e abre Call for Papers

“Reflexões sobre Design de Moda e Media” é o nome do mais recente projecto da Universidade Lusófona, que promete publicar uma série de novos livros sobre a indústria da moda e a sua presença nos meios de comunicação social. O primeiro volume está já a ser preparado e foi  lançado um Call for Papers, apelando a investigadores e especialistas a submeterem textos sobre os temas em discussão.

O desafio é lançado não só a investigadores universitários, mas a toda a fileira da indústria têxtil e da moda. O primeiro livro da série será publicado no início do próximo ano lectivo – em final de setembro ou início de outubro – e a Lusófona quer reunir especialistas não só das várias academias de design, mas também da própria indústria. “Neste primeiro volume debatemos as sinergias da moda com os media e o call foi aberto para vários temas, como os fashion films, os desfiles de moda, o design gráfico, as campanhas para marcas. São muitos os temas”, explica professora Alexandra Cruchinho, uma das responsáveis pelo projecto.

Com o objetivo de aproximar a investigação científica da indústria da moda, o livro vai contar em cada capitulo com um artigo científico e com entrevistas a profissionais do sector. “Vamos entrevistar designers como a Katty Xiomara ou o Carlos Gil, mas também especialistas de outras áreas, representantes de revistas de moda, como a Vogue Portugal, e de empresas do sector têxtil, como a Adalberto”, avança a investigadora da Lusófona.

Com dois livros já pensados – este primeiro sobre sinergias entre a moda e media, e o segundo dedicado ao tema da sustentabilidade – a universidade pretende dar a conhecer a industria portuguesa aos novos estudantes. “A ideia desta série de volumes é trazer uma componente didática e pedagógica. Muitos alunos quando chegam à universidade nem conhecem os principais nomes da moda portuguesa, o objetivo deste livro é coloca-los em contacto com o meio”, explica.

Para além disso, Alexandra Cruchinho vê a necessidade de criar bibliografia nacional sobre o tema. “Não existe muita bibliografia escrita em Portugal sobre moda e queremos contrariar isso, até para deixar o registo do que se faz atualmente”, lembra.

O Call for Papers para o primeiro volume desta série de livros está em aberto até ao próximo dia 23 de julho, e os interessados podem encontrar mais informações na plataforma online da Universidade Lusófona.

Partilhar