21 julho 21
Artes e ofícios

T

Guarda cuida do cobertor de papa e artes da tradição

Com o mote “Guarda Tesouros”, o município da Guarda juntou no museu da cidade uma série de especialistas com vista a analisar a forma de proteger e potenciar as artes da tradição. Como modelo, o trabalho em curso com o cobertor de papa.

“Criar um projeto modelo de salvaguarda, mas também de reinterpretação das artes e tecnologias artesanais de forma sustentável, foi um dos desafios lançados na mesa-redonda sob temática Guarda Tesouros – Tecnologia, Talento e Território, que decorreu dia 14 de Julho”, refere uma nota do município nas suas redes sociais.

Um debate que serviu para “a apresentação de ideias, projetos e oportunidades com o objetivo de, aliando as artes e ofícios locais à tecnologia, conhecimento e talento, gerar mais emprego e oportunidades de negócio”, continua a nota, dando conta de que a iniciativa, moderada pelo Vice-Presidente da Câmara da Guarda, Vítor Amaral, contou as intervenções de Alexandra Cruchinho, Manuel Damásio, Carlos Gil e de Manuel Serrão que apresentaram o trabalho já realizado e em curso com o cobertor de papa, a cestaria e a cutelaria.

Foram também dados a conhecer alguns dos projetos em desenvolvimento, nomeadamente o Papachurra, Geopark Estrela, Aldeias de Montanha, ReVime Life e unidade ESCOLA.

Partilhar