30 Abril 21
Moda

António Moreira Gonçalves

BeStitch, Inovafil e Latitid distinguidas no FFF

A indústria e as marcas portuguesas estiveram em destaque na cerimónia de entrega prémios do Fashion Film Festival, os “óscares” portugueses do cinema de moda. A fiação Inovafil venceu na categoria Têxteis Técnicos, a marca de beachwear Latitid foi distinguida com o melhor filme de marca, e a BeStitch venceu nos têxteis-lar, uma nova categoria que é também uma homenagem à cidade de Guimarães, que serviu de palco ao festival.

Os principais prémios nacionais de filmes de moda foram entregues esta quinta-feira em Guimarães, na cerimónia final da 7ª edição do Fashion Film Festival. Com mais de 150 filmes a concurso, a festa do cinema – este ano apresentada pela modelo e empresária Diana Pereira – foi também dedicada à criatividade das marcas e empresas da ITV e à sustentabilidade crescente do sector, com o tema deste ano “Humanity’s New Breath” a ser reflectido e muitas dos filmes em competição.

Entre as marcas de moda, a Latitid – que já em 2018 tinha sido premiada – voltou a merecer a preferência do júri, com o filme “Escapism” a vencer o prémio de Melhor Filme. A marca de moda Concreto venceu o título de Melhor Fotografia, com o filme “Frozen Tear”, e a marca de moda infantil Piupiuchick conquistou o galardão de Melhor Realizador, entregue a Vladimiro Leopoldo, responsável pela película “Road Trips”.

Nas categorias dedicadas às empresas, foram muitos os nomes entre os nomeados: Adalberto, Lameirinho, JF Almeida, Marques Soares e Vilanova foram algumas das têxteis a apresentarem filmes a concurso. Nos têxteis técnicos, o galardão seria entregue à fiação Inovafil pelo filme “Perpetual Motion” (na foto, o administrador Rui Martins, recebeu o prémio das mãos do CEO do Citeve, Brás Costa).

Na recém-criada categoria de Têxteis-Lar, o prémio seria entregue à BeStitch, pela produção “À Flor do Linho”, e entre os Filmes Institucionais, a GQ Portugal venceu toda a concorrência, com o filme “Assurdita”. Houve ainda lugar à entrega dos prémios das categorias Filmes de Autor, Alive Mobile e Filmes Internacionais (lista completa dos vencedores abaixo).

Para além do foco na sustentabilidade – o lema desta edição “Humanity’s New Breath” foi reinterpretado por várias produções – a edição deste ano fica também para a história pela elevada participação. Mais de 150 filmes vieram complicar as decisões do júri, composto por especialistas nacionais e internacionais, do sector da moda, cinema e têxteis técnicos. (Lista dos membros do júri pode ser consultada aqui)

 

Vencedores FFF

Filmes de Moda de Marca

Melhor Filme – Latitid – “Escapism”

Melhor Realizador – Piupiuchic – “Roadtrips”

Melhor Fotografia – Concreto – “Frozen Tear”

Filmes Institucionais

Melhor Filme – GQ Portugal – “Assurditá”

Filmes de Têxteis Técnicos

Melhor Filme – Inovafil – “Perpetual Motion”

Filmes de Têxteis-Lar

Melhor Filme – BeStitch – “À Flor do Linho”

Alive Mobile

Melhor Filme – Bruno Nacarato –“2B”

Filmes de Autor

Melhor Filme – Frederico Miranda – “Stoners: Slices of Infinity”

Melhor Realização – Ricardo Teixeira – “Number Six”

Melhor Fotografia – Frederico Miranda – “Stoners: Slices of Infinity”

Filmes Internacionais

Melhor Filme – Camera della Moda – “Behind The Curtain”

Melhor Fotografia – Zeeger Verschuren – “A Boring Day in Hell”

Melhor Realizado – The Blink Fish – “Hotel MFW”

Prémio T Jornal – Votação do Público

Maria da Fonseca, Rafaela Gomes e Sofia Lopes – “Hallucination”

Partilhar