25 agosto 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Benedita Formosinho recicla desperdícios têxteis da marca

Há cinco anos que Benedita Formosinho dá uma nova vida aos desperdícios têxteis da marca, nomeadamente aos excedentes de corte criando peças únicas. Agora, leva o aproveitamento para um novo patamar com a criação de um fio reciclado, tornando-se uma das únicas marcas independentes a fazê-lo, com o apoio da J. Gomes.

“As matérias-primas utilizadas foram sempre tecidos nobres, certificadas, dos quais se destacam o burel e a manta alentejana”, contextualiza a empresa em comunicado. No início, a produção era feita no próprio atelier em Setúbal o que permitia recolher os excedentes de corte e transformá-los diretamente em peças, mas com a expansão da marca e a necessidade de contar com parceiros de produção levaram Benedita Formosinho a procurar uma nova forma de reciclar.

“O nosso lixo é transformado numa mecha à qual posteriormente é misturada uma fibra para lhe dar resistência. No nosso caso selecionamos o liocel. Na fase seguinte é obtido um novo fio com cor natural, sem tingimento. Ainda não definimos o destino destes novelos, depende da quantidade obtida”, explica a designer de nome homónimo.

Partilhar