05 Janeiro 21
Indústria

António Moreira Gonçalves

Barcelcom celebra 100 anos com novo logo e novos mercados

“Não fazemos apenas 100 anos, vivemo-los de forma intensa”. É com estas palavras que a Barcelcom arrancou o novo ano com as celebrações do seu centenário, que se vão prolongar até dezembro. A empresa de Barcelos especializada em têxteis técnicos para saúde e desporto, está a desenhar novos produtos para apresentar ao longo do ano e planeia também um conjunto de ações para chegar a novos mercados. Uma estratégia de expansão que avança já neste início de ano, com um novo destino de exportação, o Iraque, para onde já estão a ser preparadas as primeiras encomendas.

Fundada em 1921, a Barcelcom completa  100 anos de actividade, um percurso que arrancou com uma produção mais artesanal e hoje se posiciona nos artigos tecnológicos e inovadores, com destaque para as meias e mangas de compressão graduada, orientadas para o sector da saúde (o tratamento pós-operatório, por exemplo), desporto e fisioterapia (a recuperação de lesões musculares).

Para assinalar a efeméride, a empresa apresentou esta segunda-feira uma nova imagem comemorativa (foto abaixo). “Esta nova imagem será utilizada ao longo do ano em todas as nossas comunicações e mais tarde ficará também na fachada da fábrica”, explica Nuno Mota Soares, project & business manager da Barcelcom, que espera este ano ainda conseguir organizar uma celebração reunindo toda a equipa num mesmo espaço.

Em termos de mercados, o grande objetivo da Barcelcom para 2021 é acelerar o processo de internacionalização travado em 2020 pela pandemia. “Foi um ano diferente, em que o tipo de trabalho feito foi mais direcionado para a manutenção dos clientes que já temos. Tínhamos planeado viagens e missões empresariais, tal como a presença na Medica Trade Fair, mas tudo ficou em standby”, lembra Nuno Mota Soares. Apesar das dificuldades, a Barcelcom manteve o volume de faturação anual em torno dos 2,8 milhões de euros: “Assistimos a um decréscimo da área cirúrgica, devido à Covid-19, mas compensamos com um crescimento noutras áreas”, comenta o responsável da empresa.

Apesar do confinamento generalizado, a empresa viu o final de 2020 abrir caminho à abertura de um novo mercado, que deixa boas perspetivas para o novo ano. “Conseguimos entrar no Iraque, um mercado que era para nós totalmente desconhecido e que nos abre agora novas perspectivas, novos projetos. Já fornecíamos hospitais no Irão e foi o nosso parceiro iraniano a recomendar-nos”, revela Nuno Mota Soares. As primeiras encomendas com destino ao Iraque saem de Portugal até ao final de fevereiro, sendo que o cliente iraquiano está especialmente interessado em meias hospitalares para ambiente cirúrgico.

A este novo mercado, a Barcelcom espera somar outros destinos, preparando-se para fazer o conjunto de incursões internacionais que ficaram adiadas de 2020. Um circuito onde se destaca a Medica Trade Fair, em Dusseldorf, no final do ano, onde serão apresentadas novas tecnologias e inovações.

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