06 maio 20
Europa

T

Aviação pode retomar em Junho com coordenação dentro da UE

A perspetiva de uma ação coordenada entre os países da União Europeia pode permitir o início da recuperação do movimento aéreo em meados de Junho. Neste cenário, a Eurocontrol aponta até para a possibilidade de retoma total ainda durante o mês de Julho.

A Eurocontrol – Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, alerta, no entanto, para um cenário de descalabro em caso de adoção de medidas descoordenadas por parte dos vários países da EU. A previsão é que uma acção coordenada entre os estados membros permitirá o início da recuperação em meados de Junho, com total retoma em Julho.

A organização estima, mesmo neste cenário mais favorável, uma quebra de 45% nos voos realizados dentro da Europa, face ao ano passado. Este é, no entanto, um cenário perante o qual se começam também a levantar sérias dúvidas quanto à viabilidade económica.

Por outro lado, olhando para as restrições ao número de passageiros, a IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos fala num aumento drástico dos preços dos voos e aponta também à inviabilidade económica das operações. Os preços teriam que subir na ordem dos 49%.

Em comunicado, a IATA mostra-se, por isso, contra as medidas que exigem a redução do número de passageiros. “Não apoiamos a imposição de medidas de distanciamento social que deixariam os assentos do meio vazios. Com menos lugares para vender, os custos por passageiro aumentariam drasticamente”, avisa a associação que representa 82% do tráfego aéreo mundial.

Partilhar