10 Novembro 20
Indústria

T

Artefita: 25 anos a servir o mercado à escala global

“Um percurso de evolução natural, esforçada e em adaptação permanente, focado em servir o mercado à escala global”. É assim que Gonzaga Oliveira, diretor geral da Artefita traça o percurso da empresa de Arouca especializada em soluções baseadas em fita têxtil, que em janeiro deste ano completou 25 anos de atividade. Um novo logotipo, uma escultura comemorativa e um painel de homenagem aos elementos da equipa com mais de 20 anos de casa, assinalaram a data.

Nascida em 1995, pelas mãos de Gonzaga Oliveira, que foi desafiado a salvar uma empresa antecessora com 40 postos de trabalho – “na altura tinha apenas cinco anos de experiência no mundo das fitas”, lembra – a Artefita cresceu para uma indústria que atualmente conta com mais de 80 colaboradores e uma infraestrutura com 3 mil metros quadrados.

Uma história de expansão, que está agora representada por uma escultura instalada e no exterior da empresa. “É uma representação simbólica do percurso e da obra feita, com ligação a referências de industria e de trabalho”, explica o responsável pela empresa. Para além disso, a Artefita renovou também o logotipo com que se apresenta aos mercados.

Afirmando-se como especialista em soluções baseadas em fita têxtil desde a sua fundação, a empresa tem vindo a conquistar mercado à escala global, o que implica também ir reforçando os recursos e apostando de forma firme em novas tecnologias. “A aposta no reforço das forças próprias foi uma realidade permanente: novos equipamentos, aumento da equipa, ampliação das infraestruturas e o investimento em novos métodos de gestão, com base tecnológica”, enumera Gonzaga Oliveira.

Atualmente, a Artefita integra todas as fases do processo de produção: urdidura, tecelagem, tingimento, impressão, corte, soldadura e costura, para além de departamentos de suporte em áreas como a Qualidade e a Logística. É a partir desta integração vertical que a empresa disponibiliza ao mercado os seus produtos, organizados em torno das marcas Artefita – que apresenta todo um universo de fitas clássicas e técnicas, como as impermeáveis, retardantes da chama, e anti estáticas, por exemplo -, Knot, para soluções acabadas, Artic, focada em produtos para o transporte em condições especiais, como coberturas com isolamento térmico, por exemplo, e, mais recentemente, a marca Lorica, com soluções para o sector da saúde e que veio dar corpo a uma presença nacional e internacional já assinalável neste segmento.

Esta oferta diversificada e capacidade de desenvolvimento de novas respostas para o que os clientes procuram tem levado a Artefita a aumentar o volume de vendas de ano para ano. Em 2019, a empresa atingiu os 7 milhões de euros em faturação, mais de 85% em exportação. Entre os 35 mercados para onde exporta os seus produtos destacam-se a Suécia, a Alemanha, o Reino Unido, os EUA, o Canadá e França.

As soluções da Artefita estão literalmente em todos os sectores de actividade e aspectos do nosso quotidiano, desde a aeronáutica à logística, das atividades ao ar-livre à puericultura, das viaturas de emergência às grandes superfícies comerciais.

Partilhar