05 abril 23
Indústria

T

Apoios à descarbonização da indústria recebem 6,6 milhões

Foram iniciados os pagamentos na Componente 11 do PRR relativa à Descarbonização da Indústria. Neste âmbito foram pagos pelo IAPMEI 6,6 milhões de euros a 1.102 projetos apresentados na modalidade de projetos simplificados, que podem ter um apoio até 200 mil euros por empresa, durante um período de três anos.

O sistema de incentivos à ‘Descarbonização da Indústria’ previsto no PRR tem como objetivo promover e apoiar financeiramente projetos que visem processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, medidas de eficiência energética na indústria, incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento e desenvolvimento de roteiros de descarbonização da indústria.

No âmbito desta modalidade do segundo aviso, o IAPMEI já recebeu 1.424 candidaturas, representando um investimento elegível de mais de 179 milhões de euros. Este segundo aviso de concurso “apresentou a modalidade de projetos simplificados como novidade, agilizando algumas das condições como as referências padronizadas para que todas as empresas possam fazer o seu próprio cálculo de impacto sem necessidade de uma avaliação ex ante e ex post por uma entidade especializada, bem como regras simplificadas para apuramento da despesa elegível para apoio”, refere a entidade gestora do programa.

Como resultado foi possível automatizar parte do processo de avaliação e ter uma decisão mais rápida que resultou nos primeiros pagamentos a ocorrerem cerca de um mês e meio após o fecho do concurso.

Partilhar