08 fevereiro 23
Indústria

Ana Rodrigues

Ministro da Economia valoriza polígono industrial do norte

“Temos de dar toda a atenção ao nosso grande polígono industrial: Braga, Barcelos, Guimarães, Famalicão. Grande parte da produção industrial do país está aí”, disse o ministro da Economia, António Costa Silva – para quem a região é prioritária em termos de desenvolvimento.

Num quadro em que uma parte dos empresários tem algumas dúvidas sobre a visão estratégica do PRR, a manifestação de interesse do ministro, referida em entrevista ao jornal Público, pode ser uma porta que se abre para o financiamento de projetos que estejam mais próximos das empresas.

António Costa Silva esclarece que “a política industrial nacional tem de explorar todos estes projetos mapeados no grande polígono de Sines”. O Ministro da Economia afirma que a sua “visão é clara” e assume que irá dar “cada vez mais propriedade em 2023” ao polígono industrial Braga-Guimarães-Barcelos-Famalicão.

Para o ministro, é necessário reunir com os empresários e continuar a discutir, ver as agendas que estão em execução, “ver o que podemos fazer mais para dimensionar todo este sector e dar-lhe cada vez mais capacidade exportadora”, salienta.

Costa Silva pretende também tomar atenção ao Porto de Leixões e quer instalar um grande centro de bioeconomia azul na antiga refinaria da Galp. A estes planos junta-se a zona Centro (Coimbra e Covilhã), “com enorme potencial em termos das ciências da saúde” ou Ponte de Sor com o cluster de aeronáutica e do espaço.

Partilhar