05 setembro 22
Feiras

T

Ambiente de grande euforia para abertura do MODTISSIMO

Não são só as 60 edições do MODTISSIMO e a celebração dos 30 anos do mais antigo salão têxtil da Península e único em Portugal. A edição que arranca esta terça-feira, na Exponor, marca também o regresso dos compradores internacionais de fora da Europa, depois da pandemia.

É por isso que a organização fala até de um ambiente de grande euforia. “Pela primeira vez, não tivemos capacidade de resposta para todos os interessados e ficou gente de fora à espera de eventuais desistências, que não aconteceram”, diz Manuel Serrão, CEO da entidade organizadora, a Associação Selectiva Moda, citado pelo Dinheiro Vivo.

A decorrer durante dois dias, o salão dedicado à fileira têxtil e do vestuário conta já com mais de 300 compradores internacionais. Áustria, que foi o país convidado na última edição, em fevereiro, é um dos países mais representados, seguido pela Alemanha e Espanha. Manuel Serrão destaca também o regresso dos compradores e jornalistas americanos e japoneses, o que acontece pela primeira vez desde a pandemia. Por tudo isto, “as expectativas são de que vamos bater novamente o recorde de compradores estrangeiros”.

Desta vez, o certame conta também com uma delegação de quase meia centena de compradores dos Países Baixos, que é o país convidado no âmbito de uma missão empresarial organizada em parceria entre a Embaixada dos Países Baixos em Lisboa e a sua agência empresarial RVO e Associação Empresarial de Portugal.

Ao todo serão 240 expositores, responsáveis por mais de 350 coleções, com os tecidos e acessórios para confeção a ocuparem uma área de 9.500 metros quadrados, quase dois mil mais do que na edição de fevereiro.

Para dar ainda mais força a essas caraterísticas que o mundo reconhece, e como já vem sendo habitual, a Associação Seletiva Moda (ASM) em parceria com o CITEVE apresenta dois showcases: iTechStyle Green Circle e iTechStyle Showcase, que prometem muitas novidades naquele que é o mais antigo salão têxtil da Península Ibérica.

Paralelamente, decorrem ao longo dos dois dias, em dois palcos, uma série de encontros de reflexão sobre tudo o que tem impacto sobre os têxteis e a moda, desde o digital até às novas tendências em termos de sustentabilidade – e onde não há de faltar a abordagem dos maiores desafios do momento com destaque para o sector energético. São as MODTISSIMO Talks e as CITEVE Talks.

Comemorando 30 anos de atividade, entre as 9h30 e as 18h00 na terça e na quarta-feira, a família têxtil portuguesa mostra porque dá cartas no mundo! Para que tudo corra pelo melhor, há um parque de estacionamento gratuito, basta entrar pela porta B da Exponor. E, para quem ainda não o fez, é ainda possível fazer o registo de comprador. Registo aqui.

Partilhar