22 novembro 18
Sociedade

T

Amancio Ortega casou a filha Marta com o argentino Carlos

Marta Ortega Pérez, filha do fundador da Inditex, Amancio Ortega, casou este fim-de-semana com Carlos Torretta, filho do desenhador argentino Roberto Torretta. Marta, que nasceu em Vigo em 1983, é a filha mais nova de Amancio Ortega e Flora Pérez, a segunda mulher do empresário, que tem mais dois filhos (Sandra e Marcos) do seu primeiro casamento com Rosalía Mera.

Marta Ortega Perez, é considerada o herdeira natural do império têxtil e é a única dos três filhos de Amancio Ortega a trabalhar no grupo: na Zara, a principal marca de grupo, mas não a um nível operacional muito alto nível – ocupa uma posição na seção de design e desenvolvimento de produto da Zara Woman, ao lado editora de coleção, Beatriz Padin.

Mas a filha de Amâncio Ortega é também conselheira da Partler, uma empresa instrumental para a qual o fundador da Inditex transferiu o controlo de 9,28% do capital do grupo – que tem uma capitalização bolsista de cerca de 80 mil milhões de euros, o que a torna a empresa mais valiosa em Espanha, acima do Banco Santander (68 mil), Iberdrola (42 mil) e Telefónica (39 mil).

Marta é ainda membro do conselho de administração da Fundação Amancio Ortega e, desde 2012, consultora da Grilse, uma empresa dedicada ao aluguel de imóveis presidida pela sua mãe, Flora Pérez.

O estilista argentino Roberto Torretta iniciou carreira na moda espanhola em 1972, tendo sido considerado em 2005 o melhor estilista a trabalhar no país. A sua atividade vai para além do têxtil: desenha também joalharia, móveis e soluções de decoração.

Partilhar