18 maio 22
Empresas

Bebiana Rocha

Albano Morgado investe 2,1 milhões na eficiência

A Albano Morgado está a executar um investimento de 2,1 milhão de euros com o objetivo de melhorar a sua eficiência energética e atualizar a secção de tinturaria. O CEO da empresa de lanifícios, Albano José Morgado, revelou que 1,5 milhões de euros serão aplicados na tinturaria, e a restante verba distribuída pela “aquisição de painéis solares, pela área de ultimação e tecidos, numa nova máquina de secar e numa melhoria também significativa na eficiência energética”.

Com esta aposta, a empresa com sede em Castanheira de Pera conseguirá melhorar a sua produtividade, rentabilidade e sobretudo otimizar os seus consumos de água. “O novo equipamento permite tingir a mesma quantidade de tecido com menor consumo de água” avança Albano José Morgado em declarações à agêncua Lusa, e traduzir-se-á também numa “redução de 40% nos custos da eletricidade”.

A laborar há 95 anos, a Albano Morgado vai já na terceira geração da família, apesar do impacto da pandemia a empresa conseguiu faturar 4,7 milhões de euros em 2021 e pretende no decorrer de 2022 consolidar a sua presença nos mercados europeus. Os principais destinos de exportação, que representa 70% das vendas da Albano Morgado, são a Alemanha, Inglaterra, Noruega e Suécia.

Partilhar