19 julho 21
Internacionalização

T

AICEP aposta forte no aumento das exportações

O reforço do apoio às exportações, da marca sustentável e das apresentações conjuntas de várias empresas são metas definidas pelo novo plano estratégico da AICEP. O presidente Luís Castro Henriques explica tudo em entrevista na revista Portugal Global.

A par da dinamização das exportações online, o plano aponta também para a diversificação de mercados e o reforço da aposta na Europa. “A diversificação de mercados continua a ser uma necessidade, mas consideramos que a nossa atuação deve ser reforçada em países onde temos um posicionamento mais forte, como é o caso da Europa”, explica o presidente na entrevista.

Neste sentido, Luís Castro Henriques avança que a agência “vai reforçar a atividade em alguns países europeus, designadamente nos países nórdicos, que além da Suécia e Dinamarca será alargada à Noruega e à Finlândia”.  Também nos EUA será aberta uma nova delegação, em Chicago, a juntar às que já funcionam em Nova Iorque e São Francisco.

É para reforçar a imagem de sustentabilidade, “uma vez que acreditamos que há setores portugueses bem posicionados neste domínio”, como é notoriamente o caso do têxtil, que a agência aposta no “AICEP Sustainable Export Programme”, com uma oferta em formato de cross-seling. Outro objetivo é “dinamizar as exportações online”, explicando o presidente que a agência vai “continuar a trabalhar no estabelecimento de parcerias com os marketplaces, aprofundar o recomendador de marketplaces que temos no Portugal Exporta”.

Já em relação ao programa “AICEP Export Together”, Luís Castro Henriques diz que “a ideia é apoiar as fileiras a apresentarem-se internacionalmente de forma conjugada, com várias empresas sob o mesmo mote, para aumentar a perceção da qualidade portuguesa no exterior”.

Para ler na íntegra na última edição da Revista Portugal Global.

Partilhar