21 junho 23
Empresas

Maria Monteiro

AICEP promove conferência exportar online

Para abordar a adaptação e transformação no comércio B2B e as tendências do comércio eletrónico para os próximos anos, a AICEP organiza a Conferência Exportar Online, que está de volta para a sua 4.ª edição. Decorre hoje, 21 de junho, no Convento de S. Francisco, em Coimbra. Os interessados podem assistir presencialmente, mas também online.

As vendas online já representam 17,2% da faturação das empresas, segundo o inquérito à utilização de tecnologias de informação e comunicação das empresas do Instituto Nacional de Estatística, citado pela AICEP, que acrescenta que a venda de bens e serviços online pelas empresas portuguesas aproximou-se dos 50 mil milhões de euros em 2021, mais 10,7% do que no ano anterior. De acordo com os dados do INE, 19,6% das empresas venderam, em 2022, bens e serviços através do comércio eletrónico.

A conferência está dividida em três painéis, com o primeiro, dedicado à adaptação e transformação no comércio B2B, a contar com a intervenção de Ana Chiappetta, senior channel marketing and client success manager no Alibaba.com. O segundo, tem como tema “Do nacional ao global: como aumentar as vendas no B2C” e como oradores estarão presentes Filipa Carneiro, e-commerce manager da Claus Porto, Tânia Braz, key account manager da Amazon, e Marco Gouveia, consultor e formador de marketing digital. Num último momento, Carla Viana, vice-presidente da Digital Marketers – Associação de Profissionais de Marketing Digital, irá apresentar “O futuro do comércio B2B e B2C: tendências e previsões para os próximos anos”.

“O comércio eletrónico tem sido uma das indústrias de crescimento mais rápido em todo o mundo. Mas de que forma as empresas se estão a adaptar às mudanças e a aproveitar as oportunidades apresentadas pela tecnologia e pelos marketplaces? Para as PME, o e-commerce pode ser a janela para o mundo, para chegarem a novos mercados e venderem os seus produtos a nível internacional. Mas quer a ascensão de marketplaces, como a Amazon e o Alibaba, quer a evolução da tecnologia trazem novas oportunidades e desafios para as empresas que procuram manter-se competitivas no mercado global. Nesta nova edição da Conferência Exportar Online, poderá ficar a par das tendências mais recentes em e-commerce, desde a Inteligência Artificial e o Big Data até à personalização e o marketing digital”, destaca a AICEP no site oficial.

Partilhar