21 junho 23
Economia

T

Filipe Santos Costa tomou posse como novo presidente da AICEP

Filipe Santos Costa tomou posse como novo presidente da AICEP, prometendo manter a agência focada no aumento das exportações portuguesas como pilar central do crescimento económico, salientando a enorme importância que atribui aos projetos conjuntos de internacionalização, que continuarão a merecer todo o apoio e acompanhamento por parte da AICEP.

Neste quadro, Santos Costa afirmou que estão em cima da mesa cerca de 40 projetos externos com um potencial de investimento próximo dos 25 mil milhões de euros. Em declarações à margem da cerimónia celebrada no Palácio das Necessidades, em Lisboa, o novo presidente da agência detalhou que está em curso “uma série de investimentos como Portugal já há algum tempo não via”.

O novo presidente da AICEP referiu que se trata de investimentos “muito focados na descarbonização, numa baixa pegada de carbono, com recurso a energias renováveis”, mas também dedicados à transformação tecnológica e digital.

Na cerimónia, que contou com intervenções dos ministros dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Economia, António Costa Silva, e do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, o chefe da diplomacia portuguesa enalteceu, citado pela Lusa, a dimensão dos projetos que estão já a ser acompanhados.

“Nós temos hoje mais de 100 projetos de investimento em acompanhamento, estimados em cerca de 15 mil milhões de euros e com um potencial de criação de mais de 33 mil novos postos de trabalho”, disse João Gomes Cravinho, na abertura do encontro.

Partilhar