03 fevereiro 23
Feiras

Bebiana Rocha

Afluência à Milano Unica superou todas as expectativas

A Milano Unica voltou em toda a plenitude ao RHO Milano Fiera entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro e as expectativas da comitiva ‘From Portugal’ foram mais que superadas pela presença de clientes dos quatro cantos do mundo – da América, com compradores dos Estados Unidos, à Ásia, com sul-coreanos e japoneses, passando também pelos habituais compradores europeus, nomeadamente belgas e holandeses.

“Correu muito bem, mostrou-se uma feira muito internacional, mais diversificada do que durante a pandemia”, conta Rita Fonseca, comercial da Lemar. Holandeses, suecos, americanos, franceses e ingleses passaram pelo stand da empresa de tecidos para conhecer as suas novidades sustentáveis, desde tecidos bio a tecidos com fibras feitas de pneus ou óleo de cacto. “Recebemos clientes habituais mas também clientes novos, desde boas marcas a marcas emergentes”, acrescenta.

Pedro Silva,  do departamento de R&D da TMG, partilha a mesma opinião: “foi uma feira muito interessante, a melhor desde a pandemia, diria. Houve um regresso dos clientes importantes, a procura pelo sustentável continua a acentuar-se, nota-se também uma procura pelas nossas estruturas diferenciadoras e tridimensionalidade nos artigos”, resume. O mercado italiano esteve em força no stand da TMG, mas houve negócios a chegar de Espanha, Holanda, Reino Unido e EUA. Este último é um mercado em que a empresa está a apostar e a observar um crescimento assinalável.

A estreia da Casa da Malha no certame também não ficou atrás: “surpreendeu-nos a dimensão, muita gente, muita gente mesmo”, diz Mariana Moreira, do departamento de comunicação. Em termos de mercados representados estiveram italianos, os países nórdicos e EUA: “Marcas dos Estados Unidos mas com representação na Europa”, explica. “O objetivo com a participação era claramente o mercado italiano, os EUA não tínhamos muita expectativa que estivessem lá mas acabou por acontecer e ainda bem”, resume. “A maior parte foram novos contactos com qualidade”, sublinha. “A tendência da sustentabilidade foi notória, há quem procure os reciclados, os orgânicos, quem procure fibras novas, mas o foco foi a sustentabilidade”, realça Mariana Moreira.

A participar na feira milanesa estiveram a Albano Morgado, Casa da Malha, CFM – Conscious Fabric Makers, Fitecom, Le Europe, Lemar e TMG Textiles | MGL na comitiva From Portugal, às quais se juntam a Adalberto Textile Solutions, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos e Tessimax.

A participação das empresas portuguesas PME na Milano Unica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar