02 setembro 19
Sustentabilidade

T

Adidas e Stella McCartney dão mais um passo verde

A Adidas lançou duas novas peças  – uma blusa e um vestido para ser usado nos courts de ténis – assinadas por Stella McCartney e produzidas com tecidos feitos a partir de desperdícios têxteis.

A blusa foi feita com a empresa de inovações têxteis Evrnu, com 60% de moletom reciclável e 40% de algodão orgânico resgatado de aterros, que pode ser reutilizado diversas vezes.

O vestido de ténis é um protótipo desenvolvido em parceria com a Bolt Threads, empresa especializada na produção de materiais e fibras sustentáveis por meio de bioengenharia. É o primeiro produzido com uma mescla de fios de celulose e Microsilk – material capaz de se tornar totalmente biodegradável no fim de sua vida útil – gerado a partir de proteínas à base de ingredientes renováveis como água, açúcar e levedura.

O mundo produz uma quantidade estimada de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e a Adidas assumiu o compromisso de ajudar a transformar o problema de desperdício em uma solução sustentável.

“Criar produtos com lixo plástico reciclado foi nosso primeiro passo. O próximo desafio é eliminar completamente o conceito de resíduos. Com foco em três pilares, vamos explorar maneiras de criar produtos que possam ser completamente recicláveis ou biodegradáveis”, explica James Carnes, vice-presidente de criação estratégica da Adidas.

“A moda é uma das indústrias mais nocivas para o meio ambiente. Não podemos mais esperar para encontrar respostas e alternativas. Ao criar uma maneira realmente colaborativa de abordar o problema do desperdício têxtil, podemos ajudar a indústria inteira a ter práticas mais sustentáveis. Com a Adidas by Stella McCartney, estamos criando produtos de alta performance que também protegem o futuro do planeta”, explica a designer britânica.

Partilhar