09 setembro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Adalberto levou propostas inovadoras ao MODTISSIMO

Entre as suas várias linhas de negócio, a Adalberto Estampados tem vindo a dinamizar a atividade orientada para a moda e o têxtil-lar, com foco nas práticas sustentáveis e inovadoras, ao mesmo tempo que acompanha de perto as novas tendências de design. Dois novos tipos de tecidos consubstanciam esse foco: food lab e aromaterapia.

O food lab é um tecido baseado nas fibras feitas com desperdícios da banana, do ananás, da laranja e da soja. Como afirma, Carlos Araújo, Sales Manager, “o interessante é poder reciclar coisas que, normalmente, no nosso dia-a-dia vão para o lixo e a quantidade de coisas que se pode aproveitar e reciclar é uma imensidão”.

Por seu turno, a aromaterapia resulta da libertação de fragrâncias através de microcápsulas que com a fricção, com o andar e com a sua utilização natural vão libertando aromas – da lavanda, de fresh linen, de chá verde – bem como de princípios ativos como o Q10 ou o abacate. São portanto tecidos em que as fibras têxteis possuem uma componente terapêutica, como explica Carlos Araújo. “Com o stress diário, o relaxamento é importante, o bem-estar das pessoas é relevante”.

Com presença assídua no MODTISSIMO, a Adalberto Estampados esteve também na edição número 60 do certame. Com um stand pautado pela inovação, nomeadamente pela oferta para suporte da criação de coleções através de inteligência artificial, a empresa conta que a afluência foi muito boa – sobretudo no primeiro dia de feira. O seu Sales Manager revela ainda que esta edição foi particularmente interessante devido ao país convidado, pois “os Países Baixos são um mercado com quem trabalhamos com regularidade e no qual nos temos vindo a expandir”.

Partilhar