14 janeiro 20
Sustentabilidade

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Adalberto fica mais verde com 2150 painéis fotovoltaicos

A instalação de 2 150 painéis fotovoltaicos é provavelmente a medida mais vistosa do pacote de investimentos em sustentabilidade que a Estamparia Adalberto tem em curso, uma das vertentes da sua nova estratégia que assenta num tripé: sustentabilidade, responsabilidade social e inovação.

O aproveitamento fotovoltaico deverá estar operacional em agosto, terá um pay back de quatro anos e alimentará toda a fábrica, bem como a ETAR, prevendo-se que satisfaça cerca de 40% das necessidades energéticas da empresa.

“Essa percentagem só não será maior porque trabalhamos a três turnos, 24 horas por dia. Mas apenas consumiremos energia verde uma vez que a que vamos buscar à rede tem origem em fontes renováveis“, garante Susana Serrrano (foto), CEO da Estamparia Adalberto.

O novo plano estratégico da Adalberto foi desenhado a partir da visão que os accionistas têm para o futuro da empresa e implica um investimento global próximo dos dois milhões de euros.   

A aposta na sustentabilidade compreende ainda uma política de zero descargas  (já iniciada), a adopção de técnicas de estamparia sustentáveis, que permitem poupanças na ordem dos 75%,  bem como a renovação gradual da frota de 16 automóveis da empresa, que passarão a ser todos elétricos.

“Estamos a estabelecer acordos com empresas de fios, de modo a reutilizarmos o nosso desperdício, reconvertendo-o em novas matérias primas. Ao aproveitar o desperdício não só somos amigos do planeta como ainda optimizamos as receitas”, precisa Susana Serrano, que há cerca de dois anos trocou o grupo Aquinos pela Adalberto.

Em curso está também um projeto de recirculação de toda a água usada na produção –  com uma solução técnica inovadora ainda a ser desenvolvida e testada internamente – e um outro, baptizado No Paper, que se propõe digitalizar integralmente todas as operações da empresa num prazo máximo de três anos.

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