13 janeiro 23
Exportações

T

Acordos europeus de livre comércio ainda por explorar

O mais recente Relatório de Aplicação e Cumprimento dos Acordos de Comércio Livre da União Europeia revela que estão no ativo 42 acordos comerciais que abrangem 74 países e que as exportações dos 27 para estes parceiros preferenciais (menos o Reino Unido) aumentaram mais (16%) que as exportações para os outros parceiros (13%). Mas há ainda muito que explorar.

A Comissão Europeia lançou em 2020 o portal ‘Access2Markets’, que contém informações sobre o funcionamento dos acordos comerciais e as empresas podem consultar ali informação sobre 135 mercados de exportação nomeadamente: direitos aduaneiros, impostos internos, regras de origem aplicáveis e formalidades de importação e procedimentos aduaneiros. Há ainda muito para explorar nos mercados onde estes acordos preferenciais estão em vigor, diz a Comissão.

Em 2021, o comércio da União com os 74 países totalizou 1.891 mil milhões de euros, com as exportações a alcançar 1.049 mil milhões e as importações 841 mil milhões de euros, resultando num saldo positivo de 124 mil milhões euros.

Segundo o relatório, o Reino Unido é agora o primeiro parceiro preferencial da União (7º maior em termos globais) representando 22,8% do comércio dos 27 com os parceiros preferenciais, seguido da Suíça, com 14,8%, da Turquia com 8,3%, da Noruega com 6,9% e do Japão com 6,6%. Em conjunto este grupo de cinco mercados foi responsável por mais metade do comércio preferencial da UE (60%). “No entanto, os exportadores europeus poderiam tirar ainda maior partido das oportunidades oferecidas pelos acordos em vigor”, refere a Comissão Europeia no relatório.

Partilhar