20 Fevereiro 20
Feiras

António Moreira Gonçalves

A Cidade Têxtil também está no Aeroporto

Com 19 empresas presentes no MODtissimo 55, o município de Famalicão fez questão também de marcar presença institucional no Aeroporto do Porto. Augusto Lima, vereador da Economia, Empreendedorismo e Inovação, percorreu esta quarta-feira os corredores da feira, visitando os vários stands famalicences, em mais uma ação enquadrada na “Cidade Têxtil”, lema identitário assumido por Vila Nova de Famalicão.

“Esta é uma feira importantíssima, porque é aqui que muitas das nossas empresas contactam com os seus compradores internacionais. Cerca de 80% dos têxteis produzidos em Famalicão são para exportação e este é um momento de maior relevância”, salienta o vereador municipal, que recentemente visitou também os expositores de Famalicão na ISPO, em Munique.

Com dez expositores no segmento dos tecidos e nove entre os confeccionadores – a que se junta uma forte presença do CITEVE e do CeNTI, também sediados no concelho – Famalicão é um dos concelhos mais representados no MODtissimo. Com a cidade tão perto, o evento serve até de pretexto para visitas às próprias empresas. “Habitualmente, para além dos contactos na feira, existem também visitas às fábricas. Muitos compradores vêm primeiro ao MODtissimo e aproveitam a estada para verem as empresas”, destaca o autarca.

A indústria têxtil de Famalicão assume 9,4% das exportações ITV nacional. Em 2018 – últimos números já segmentados – representou 502 milhões de euros de vendas para o exterior, o que corresponde a 24,2% do total das exportações do concelho. Espanha, Alemanha e França são os principais mercados de destino.

Partilhar