T
Para associações de solidariedade, pontos de recolha ou amigos e família, 75% dos consumidores europeus prefere doar a sua roupa e apenas 7% a manda para o lixo sem ver alternativas. Com as questões ambientais na ordem do dia, os europeus mostram também uma preocupação em comprar vestuário mais duradouro e em respeitar as instruções de lavagem das etiquetas.
A conclusão é de um estudo da Ginetex – Associação Internacional para a Etiquetagem e Conservação Têxtil – que inquiriu um total de 7 mil consumidores, distribuídos por sete países: Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Suécia e República Checa. Os resultados demonstram uma preocupação crescente com a pegada ambiental e uma vontade dos europeus em aumentarem o ciclo de vida de cada peça de vestuário.
Dos 75% dos inquiridos que afirmaram doar a roupa que já não usam, 32% encaminha-a para associações, 30% deposita-a nos pontos de recolha públicos e 13% prefere doá-la a amigos e familiares. Nesta área foram registadas diferenças entre os vários países estudados: os alemães dão preferência aos pontos de recolha (52%), no Reino Unido são as associações de solidariedade que prevalecem (57%) e em Itália e na República Checa regista-se a maior partilha com amigos e familiares (18% e 19%, respectivamente).
Uma realidade que é acompanhada por um maior cuidado com a roupa que usam. Dois terços dos inquiridos afirma ter mais atenção às instruções de lavagem, sobretudo para aumentar o número de utilizações.
No seu estudo, a Ginetex alerta, no entanto, que muitos consumidores continuam a cortar as etiquetas – em média, 68% dos europeus afirma fazê-lo, pelo menos de forma ocasional – o que torna mais difícil a reutilização das peças por um segundo consumidor.