T
O secretário de Estado da Transição Digital, André de Aragão Azevedo, anunciou 30 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar as primeiras 15 mil certificações de empresas. A iniciativa faz parte do plano que tem como objetivo desenvolver selos de maturidade digital, certificando as boas práticas das empresas.
“A certificação é um importante contributo para a maturidade digital do nosso tecido empresarial ao induzir confiança e valor por via do cumprimento de requisitos nas várias dimensões associadas ao digital. O PRR veio permitir acelerar todo este processo através da alocação de 30 milhões de euros para apoiar as primeiras 15.000 certificações”, afirmou o governante, citado pela PME Magazine.
O modelo nacional de certificação da maturidade digital já está definido e integra selos em quatro áreas: acessibilidade, cibersegurança, privacidade e sustentabilidade. Nestes domínios envolvem-se vários organismos setoriais que vão fazer a supervisão, entre os quais o Centro Nacional de Cibersegurança (CNC), a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Direção-Geral das Atividades Económicas e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).