T50 - Janeiro/Fevereiro 20
Serviço Especializado

Spormex – Construtores de oportunidades

A Spormex, empresa de stands e exposições, faz parte dos grandes eventos têxteis em solo nacional – como o MODtissimo ou o Portugal Fashion – mas está também intimamente ligado à presença das empresas nacionais nas principais feiras globais

António Moreira Gonçalves

“Todos os caminhos vão dar a Roma”, a clássica expressão ganha um novo sentido com o trabalho da Spormex. Braga é o epicentro, a partir de onde a empresa de stands e exposições constrói todos os caminhos e pontes que as empresas portuguesas percorrem nos mercados internacionais. Líder Ibérico e com um currículo que abrange todos os sectores de actividade, o nome Spormex faz parte dos grandes eventos têxteis em solo nacional – como o MODtissimo ou o Portugal Fashion – mas está também intimamente ligado à presença das empresas nacionais nas principais feiras globais.

“Começamos a fazer stands há 33 anos, na altura era um mercado muito verde, quase não existia em Portugal”, conta Magalie Fernandes, administradora da empresa e filha do fundador. O pai, José Marques Fernandes, trouxe para Portugal a experiência e o know-how adquiridos em França, onde trabalhava no mesmo ramo há vários anos. Perante uma oportunidade inexplorada, funda a Spormex em 1987 e desde aí a empresa tornou-se sinónimo da organização de eventos, dentro e além-fronteiras.

“Dentro de portas abrangemos todos os sectores de actividade, desde o agro-alimentar à indústria, desde feiras regionais a eventos desportivos ou espectáculos musicais”, explica a administradora. Variedade é o que não falta no currículo da Spormex: Estoril Open, Rock in Rio, ou a Final Four da Taça da Liga são apenas alguns dos eventos de maior notoriedade onde a Spormex fixa a sua presença. Nos têxteis, para além dos grandes palcos nacionais, a empresa é uma velha conhecida de todas as empresas que marcam presença nas feiras internacionais.

Os corredores dos grandes centros de exposição – em Madrid, Paris, Munique, Milão, Londres, etc. – são já familiares para a equipa da Spormex. Nas principais feiras, chegam a ser responsáveis por dezenas de stands em simultâneo. “São autênticas missões impossíveis, porque os timings são sempre muito reduzidos, mas são estas situações que nos desafiam e que nos fazem levar a criatividade ao limite”, exolicou  Magalie numa altura em que a empresa montava na Munich Fabric Start 50 stands em simultâneo..

Com uma equipa de cerca de 250 colaboradores, a empresa está presente em todas as fases da preparação de uma feira. O stand é construído à imagem do pedido do cliente, e todo o projecto é desenvolvido pela empresa, desde a serralharia à instalação eléctrica, das artes gráficas à impressão digital. Existe até um momento de pre-montagem, nas instalações da Spormex, em que o cliente vê o resultado final antes da feira.

Apesar de todo o catálogo de serviços, Magalie Fernandes coloca a tónica em dois aspectos que afirma serem essenciais na organização de eventos: flexibilidade e o acompanhamento constante. “É curioso que com os clientes portugueses temos de ser nós a fazer cumprir os prazos. Mas já é algo a que estamos habituados, nesta área, especialmente em eventos internacionais, não há fins-de-semana nem feriados, todas as horas são essenciais. Mas no final de contas é uma actividade muito bonita e criativa, porque ajudamos as empresas a construírem as suas oportunidades”, remata a sdministradora.

O Serviço

Spormex
Parque Industrial de Celeiros
4704-414 Braga

O que faz? Especialista na montagem e decoração de exposições, feiras, stands, showrooms e outras infra-estruturas temporárias Áreas É transversal a vários sectores desde a indústria aos eventos desportivos. Tem acompanhado as muitas delegações portuguesas da ITV a feiras internacionais e é um dos principais parceiros do MODtissimo e do Portugal Fashion Ano de fundação 1987 Equipa Cerca de 250 colaboradores Equipamentos Conta com 15 pavilhões, com 40 mil metros quadrados, e mais de 90 veículos de apoio

Partilhar