T49 - Dezembro 19
Serviço Especializado

A sala de reuniões da cidade do Porto

Mais que uma unidade hoteleira, o Sheraton no Porto assume o desígnio de se afirmar como um centro de congressos. Se à Avenida dos Aliados está reservado o título de “Sala de Visitas”, o hotel procura granjear o estatuto de “Sala de Reuniões”. Para isso tem construído um vasto catálogo de serviços especializados, que este ano estiveram à prova com a recepção do ITMF, o maior congresso têxtil mundial, organizado nos espaços do Sheraton no passado mês de outubro

António Moreira Gonçalves

“Temos uma equipa incansável e uma grande versatilidade de espaços. Estes são os nossos principais fatores de diferenciação”, começa por explicar Joana Almeida, diretora geral do Sheraton. Uma afirmação que é comprovada pela verdadeira roda-viva a que se assiste com a transformação das salas. “Hoje vamos receber um jantar volante com 500 pessoas, amanhã temos outros dois jantares, cada um com o seu décor. Posso dizer que este mês todos os dias tivemos de mudar a disposição das salas”. O segredo está num complexo sistema de módulos e paredes falsas, que permitem transformar o mesmo espaço, tanto numa ampla sala de congressos – como no ITMF, onde acolheu 350 delegados – como dividi-la em quatro salas mais pequenas e um foyer.

Mas este é apenas um dos espaços que o hotel reserva para a organização de eventos. Para além da sala Apollo – a principal sala de reuniões do edifício – o Sheraton disponibiliza ainda outras salas de congressos, uma sala de reuniões no 12º andar, e vários outros espaços. “Quando recebemos o MODtissimo, até mesmo algumas das suites foram para exposição”, relembra a responsável pelo hotel.

Uma logística baseada no trabalho de dezenas de colaboradores e que permite ao hotel ajustar-se aos muitos eventos que vai recebendo. Logo no ano de abertura, em 2004, o Sheraton foi eleito um dos hotéis oficiais do Campeonato Europeu e Futebol, hospedando inclusive uma fase de sorteio. Desde aí tem servido de casa para milhares de eventos, como jornadas médicas, feiras sectoriais, eventos de teambuilding, apresentações de produtos e até desfiles de moda. “Estamos preparados para a organização de eventos de A a Z. Não disponibilizamos apenas o espaço, a nossa equipa trabalha com o cliente em toda a organização”, reforça a diretora geral.

“Todo o hotel está pensado para a área de negócios, para servir clientes que estão em trabalho”, explica a gestora. Nos quartos, os hóspedes podem conectar vários dispositivos à internet, trabalhando como se estivessem no escritório, e mesmo os serviços de ginásio e SPA têm horários alargados para servirem os clientes que passam o dia em reuniões.

Os esforços do Sheraton acabam por ultrapassar assim as salas de reuniões, e mesmo o lobby, o bar ou os restantes espaços sociais são reconvertidos, decorados e recriados segundo o gosto e exigências de cada ocasião “Temos 10 mil metros de espaço flexível dentro de portas e ainda 4 mil metros de jardim, que são muitas vezes aproveitados”, relembra Joana Almeida, dando dois exemplos: “No verão recebemos o sunset da Fox e agora no Natal temos um nevão artificial que torna o ambiente de todo o hotel ainda mais natalício”.

O Serviço

Sheraton Porto Hotel & Spa
R. Tenente Valadim 146,
4100-476 Porto

O que faz? Especialista em alojamento corporate e na organização de eventos (congressos, jornadas sectoriais, apresentação de produtos ou desfiles de moda) Espaços Mais de 10 mil metros quadrados de espaço interior, dividido entre salas de reuniões e áreas de lazer, a que se soma um jardim com 4 mil metros Fundação 2004 (foi logo na abertura tornou-se um dos hotéis oficiais do Euro 2004) Equipa 220 colaboradores

Partilhar