T42 Abril 19
Serviço Especializado

Logo System Design – A arte de transformar ideias em marcas

Na Logo System Design, Alexandrine Cadilhe ajuda as empresas a darem os passos certos quando decidem criar uma marca própria. Desde o logótipo ao desenho de cada nova colecção, a designer luso-francesa põe a sua experiência na moda de alta costura ao serviço da indústria nacional.

António Moreira Gonçalves

Criar marca própria é a meta para muitas têxteis nacionais. Um sonho tantas vezes assombrado por dúvidas e no qual a Logo System Design encontra a sua missão.

Criado pela estilista Alexandrine Cadilhe, o atelier sediado em Vila do Conde está desde 1995 a ajudar empresas a desenvolverem as suas marcas e a enfrentarem os obstáculos que surgem ao longo do caminho. Pois se os louros são apetecíveis, também o desafio de criar uma marca é apenas comparável a uma prova de longo curso, onde é necessária paciência, resistência e muita dedicação para chegar à meta.

A empresa resulta da experiência e da visão de Alexandrine. “Para explicar a minha empresa, tenho de explicar quem sou”, começa por dizer. Nascida em França e filha de pai português, a estilista vinha para a passagem de ano no final de 1988, mas acabou por ficar em Portugal. Na bagagem trazia o curso de Design de Moda, tirado em Paris, e a ambição de marcar pela diferença. “Lá seria apenas mais uma designer no meio de uma multidão, aqui poderia criar algo novo”, explica.

Estreia-se em na Galeria de Estilistas Código onde trabalha lado a lado com criadores como Anabela Baldaque ou Luís Buchinho. “ O meu objectivo não era ser uma designer conhecida, preferia trabalhar para as massas, queria ver a minha roupa nas ruas, no metro, vestida por todos”, e por isso,no momento de definir o seu caminho escolhe a indústria em vez das passerelles.

Arranca aí um percurso em que vai passando por várias têxteis nacionais, onde adquire o conhecimento do mercado e a experiência na indústria, o que lhe permite hoje criar projectos capazes de agradarem ao público e de responderem às necessidades das empresas.

“A Logo System Design é a expressão de um sistema que transforma as ideias das empresas em projectos válidos”, afirma Alexandrine Cadilhe. Um sistema que é posto em movimento quando o cliente traz a primeira sugestão, mesmo que muito vaga. Nesse primeiro momento a resposta da Logo System Design arranca com um conjunto de perguntas: Tem nome? Qual é o público? Quais são os objectivos? Com que outras marcas se identifica?

É a partir de todo este briefing a Logo System Design começa a criar soluções à medida de cada projecto. Se a marca ainda não tem nome, cria-se; se já tem, desenvolve-se tudo o resto, desde o logótipo à assinatura; quando a marca já está definida começam a ser desenhadas as primeiras colecções.

Neste seu percurso, a Logo System Design conta com várias marcas no currículo, como a Scripta, a Cotemer e a Mad Dragon Seeker. No entanto, o objectivo de Alexandrine é ir ainda mais longe e conseguir mudar mentalidades. “Portugal tem um potencial enorme, mas muitas pessoas são comodistas e pouco ambiciosas. Só pensam em entregar as encomendas, em pagar as contas e não em projectar para a frente. Isso tem de mudar”, incentiva.

Neste momento, quando olha para o mercado vê muitas oportunidades prontas a serem exploradas. “A melhor aposta agora seria criar uma marca sustentável, com qualidade e durabilidade, porque cada vez mais o público se preocupa com o ambiente e com o desperdício”, avança, em jeito de desafio à indústria.

O Serviço

Logo System Design
Av. José Régio 69 - S 6
4480-671 Vila do Conde

O que faz? Desenvolve novas marcas de raiz e cria colecções para lançar no mercado Áreas Moda masculina e feminina  Ano de fundação 1995 Atelier Vila do Conde

Partilhar