4 julho 17
Luxo

T

Yves Saint Laurent com museus em Paris e Marraquexe

Dois museus Yves Saint Laurent vão abrir as portas em outubro, em Paris e Marraquexe, onde será exposto o acervo de 40 anos de criação do estilista francês, falecido em 2008, que está reunido pela Fundação Pierre Bergé-Yves Saint Laurent.

“Temos 5 000 peças de vestuário e aproximadamente 100 mil croquis. Esses são os objetos de recordação que queremos transformar em exposição”, declarou Pierre Bergé, 86 anos, o companheiro de Yves, acrescentando que o museu de Paris, que será inaugurado a 3 de outubro, ficará instalado no palácio que alberga a sede da fundação.

A dia 19 de outubro, será inaugurado o museu de Marraquexe, instalado em um novo prédio de tijolos e granito rosa, desenhado pelo escritório de arquitetura Studio KO, e localizado nas proximidades do jardim Majorelle. 

“Em 1966, quando o Yves e eu descobrimos Marrakequexe, e foi amor à primeira vista”, afirmou Bergé, aos 86 anos, recordando que nos anos 1980, quando adquiriram o jardim criado pelo pintor Jacques Majorelle, o local estava mais ou menos abandonado e tinha cerca de 25 visitantes por dia – hoje tem 800 mil por ano.

Partilhar