08 Junho 2018
Universidade
do Minho

T

UModa desfila em Guimarães

Os alunos do mestrado em Design e Comunicação de Moda da Universidade do Minho (UM) promovem esta sexta-feira à noite, no Instituto de Design de Guimarães, o desfile anual de apresentação das coleções dos alunos finalistas deste curso UM. O desfile tem como objetivo principal mostrar um pouco do trabalho desenvolvido pelos jovens criadores participantes.

De forma a incentivar a divulgação de talentos emergentes e diversificar a informação através de uma comunicação direta e objetiva, o UModa tem apresentado ao longo dos anos um crescimento e sucesso significativo, edição após edição.

Para os intervenientes, além da primeira experiência num evento de moda, este será um grande passo rumo ao futuro na profissão.

Wasteland é o tema desta 3.ª edição, recaindo num conceito totalmente pós-apocalíptico inspirado num dos filmes mais enigmáticos de ficção científica de James McCausland e George Miller, Mad Max (1979), esta é a terra que não esconde as ações humanas.

Tal como na série, Wasteland enfrenta um colapso social especialmente focado na indústria da moda. Wasteland é um planeta coexistente com a Terra. Numa dimensão paralela, este mundo é o reflexo dos efeitos negativos causados pelas ações dos humanos. É uma fantasia real.

O evento conta como habitualmente com o apoio da Câmara de Guimarães e esta edição tem pela primeira vez com o patrocínio especial da RH Models, que está a fornecer modelos profissionais e a auxiliar na divulgação. Há também diversos outros parceiros na região que estão a colaborar para que o desfile aconteça da melhor forma e tenha bons resultados.

A primeira edição foi no antigo mercado de Guimarães e teve como tema a Luz e intitulou-se “A Moda Vai ao Mercado”.

Na segunda edição, o tema geral foi Fantasia e o desfile ocorreu na Plataforma das Artes, com o seguinte título: Da UModa à Plataforma.

Este ano, partindo do tema das coleções que se irão apresentar – “Living in the virtual world”, o ambiente que se viverá é pós-apocalíptico, num mundo que enfrenta um colapso social essencialmente focado na indústria da moda: a Wasteland. Todo o cenário será devidamente inspirado num universo destruído, onde restam apenas desperdícios de materiais têxteis dos quais se fez um consumo excessivo.

Partilhar