27 Junho 19
Têxteis-lar

António Moreira Gonçalves

“Top Quality” é o que o mundo vem à procura na GHFW

“Top quality” é assim que Carl Headley, um dos muitos visitantes na Guimarães Home Fashion Week (GHFW), se refere aos têxteis-lar portugueses. “Aqui encontramos a qualidade italiana sem o preço italiano”, explica o gestor da Headcorr Inc, uma distribuidora canadiana que em Portugal já trabalha com algumas empresas, como a Bovi, a Lameirinho, a Carvalho e a Massal.

“As empresas portuguesas estão a tornar-se cada vez mais profissionais e inovadoras, nota-se uma evolução constante” afirma Leela Balaram, representante da Edcam, uma department store da África do Sul. De visita à Home Fashion Week pelo terceiro ano consecutivo, a compradora – que actualmente trabalha com a JF Almeida – destaca a “excepcional qualidade” dos têxteis portugueses e a capacidade de apresentar novidades todos os anos

Nesta 4ª edição da GHFW, a decorrer desde quarta e até  sexta-feira , em Guimarães, estão presentes compradores de 35 nacionalidades diferentes. Japão, Estados Unidos, Rússia e Brasil são os mercados mais representados, mas há também compradores de toda a Europa, da China, do Canadá, do México e até do Azerbaijão.

Vindos de mercados tão distantes, os compradores acabam por aproveitar a viagem a Portugal para visitar as fábricas da região. É caso de Nicole Sullivan, representante da Cultiver, uma department store da Austrália. Fez 30 horas de voo até chegar a Porto, mas não dá o tempo por perdido. “Este evento é óptimo, o cenário é inspirador e está organizado de uma forma que nos permite conversar com calma, não tem muita gente e acaba por funcionar melhor”, salienta. Nicole, que  ainda não trabalha com nenhuma empresa portuguesa, está a estudar várias opções.

“Sabemos que os compradores vêm a Portugal à procura de qualidade e excelência, e é isso que encontram. Mas esta é não só a oportunidade de ver a excelência dos produtos, mas também de visitar as fábricas e conhecer a própria indústria”, resume Maria Alberta Canizes, responsável pela organização do evento. Depois de dois dias de exposição na Pousada de Santa Marinha da Costa, a GHFW segue agora para cada uma das empresas participantes, com convites individuais a compradores especializados.

O evento é organizada pela Associação Home from Portugal e conta com o apoio do Compete 2020, da Câmara Municipal de Guimarães e do Banco Santander.

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